terça-feira, 7 de fevereiro de 2017



O texto base para nossa meditação de hoje é:

MATEUS 11:1-9 -1 Tendo acabado Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades da região.
2 Ora, quando João no cárcere ouviu falar das obras do Cristo, mandou pelos seus discípulos perguntar-lhe:
3 És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?
4 Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes:
5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
6 E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim.
7 Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8 Mas que saístes a ver? Um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis.
9 Mas por que saístes? Para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.
Jesus acabara de ser questionado por dois discípulos de João Batista sobre sua identidade e sua missão, estes discípulos a pedido de João, vão até Jesus e perguntam se ele era mesmo o messias esperado.

João Batista estava em um momento difícil de sua vida, estava preso, ameaçado de morte e com certeza emocionalmente travando suas lutas.

Nesta conversa com os discípulos de João a principio e posteriormente com os seus próprios discípulos, Jesus revela coisas maravilhosas para todos nós que queremos viver como discípulos de Cristo.

II- ATÉ DISCIPULOS EXPERIENTES AS VEZES FICAM CONFUSOS COM O AGIR DE DEUS 

MATEUS 11:2-3-2 Ora, quando João no cárcere ouviu falar das obras do Cristo, mandou pelos seus discípulos perguntar-lhe:
3 És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?

João Batista estava confuso E NÃO ESTA NISSO NENHUM ERRO OU ANORMALIDADE

João Batista havia logo no seu encontro identificado a Jesus como Messias

MATEUS 3:13-14- 13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

Mas iniciado o ministério de Jesus, parecia contrariar o que João Batista pregava sobre ele, que era o de uma mensagem de justiça

MATEUS 3:7,12- 7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?
12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

Falava da ira vindoura, da condenação, falava também que Jesus vinha com a pá, que era um símbolo de separação do bom e do ruim. Quando o agricultor com a pá pegava os grãos no chão, e os lançava ao vento, o objetivo era separar a palha do grão, espiritualmente falando mostra que Jesus vinha para separar os homens de fé, dos incrédulos e religiosos.

E o que acontece Jesus estava no seu ministério curando, libertando.

MATEUS 8:34- 34 E eis que toda a cidade saiu ao encontro de Jesus; e vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.

Todas estas coisas geraram dúvida em João no sentido de qual seria mesmo os planos de Jesus, será que ele teria errado ao pregar a ira vindoura?

 João confuso, sem entender direito os planos de Jesus manda seus discípulos até ele.

Amado não pense você que isso e falta de fé,não é não, é apenas a falta de compreensão do AGIR de Deus e nisto não há pecado, nem mesmo a atitude de João de mandar dois dos seus discípulos perguntar a ele o é.

Por vezes eu e você podemos ficar em duvidas, confusos com o modo de Jesus agir, o mover de Jesus na igreja, na nossa vida, isto não está errado, o errado é quando eu não entendo e não busco entender e já me pego falando mal, classificando isto como obras de demônios, de orgulho de soberba etc.

Não foi isso que Gamaliel, um grande mestre do judaísmo disse ao seus irmãos quando eles não entenderam a operação da igreja e de seus discípulos.

ATOS 5:34-39- 34 Mas, levantando-se no sinédrio certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, acatado por todo o povo, mandou que por um pouco saíssem aqueles homens;
35 e prosseguiu: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que estai para fazer a estes homens.
36 Porque, há algum tempo, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; ao qual se ajuntaram uns quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos e reduzidos a nada.

37 Depois dele levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos após si; mas também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.
38 Agora vos digo: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfará;
39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus.

Precisamos ser humildes para reconhecer que Jesus é perfeito e eu sou imperfeito, limitado na minha fé e compreensão e apresentar diante de Deus nossas questões, para não incorrer em erro, para não deixar de ser usado por Deus em toda a dimensão espiritual que ELE tem para nós.

III- QUANDO SE VAI A JESUS BUSCAR ESCLARECIMENTO SE RECEBE MUITO MAIS

Tem gente que prefere ficar na dúvida a vida inteira, outros preferem ficar nas suas opiniões visão de mundo e por isso acabam vivendo aquém daquilo que Jesus tem para ele, porque não se colocam diante de Jesus e pedem esclarecimento, revelação.

Os discípulos de João ao chegarem diante do mestre Jesus fizeram a pergunta que era

MATEUS 11: 3 És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?

Veja que Jesus não se exalta, não fica nervoso, não deixa de responder.

MATEUS 11:4 Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes:
5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.

Veja como é simples a Palavra nos revela isso sempre que você pedir ele vai responder

MATEUS 7:8- 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

E não responde de qualquer forma, mas sim de uma forma maravilhosa, veja:

MATEUS 11:4 Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes:
5 os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.

Ele na presença dos discípulos da mais que uma resposta, mas realiza curas MOSTRANDO SEU DOMINIO E O SEU PODER, ISTO FICA CLARO QUANDO ELE DIZ, DIAGAM A João Batista o que vocês VIRAM E OUVIRAM.

IV- JESUS FAZ QUESTÃO QUE ELES ENTENDAM O PROXIMO ENSINAMENTO

Jesus fala por três vezes o que eles pensavam a respeito de João Batista.

MATEUS 11:7-9- 7 Ao partirem eles, começou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento?
8 Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis.
9 Mas por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.

 E esta repetição, este alerta era de entender algumas verdades espirituais fundamentais para agradarmos a Deus.

1.    É que não importa a aparência ou como as pessoas te enxergam, mas sim como Jesus enxerga

MATEUS 11:7 mostra que mesmo parecendo uma cana agitada no deserto com roupas exóticas mas aos olhos de Deus um grande profeta, com um trabalho essencial para o ministério de Jesus.

Não perca tempo em pensar o que os outros pensam de você, mas se preocupe em fazer o melhor possível para Deus.

2.    Não importa seus vestes ou se seu grau de influência humana não é tão forte
MATEUS 11:8- 8 Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam vestes luxuosas estão nas casas dos reis.

O Senhor mostra que João não tinha amigos poderosos e que o ouro não podia corromper a João Batista.

Amada não se deixe corromper por facilidades.

3.    Não importa como as pessoas te qualificam na fé

MATEUS 11:9- 9 Mas por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.

Veja que Jesus mostra que eles pensavam ter ido ver um profeta, mas na realidade eles foram ver o maior dos profetas

Veja ninguém dava nada por ele, por seu jeito, por sua pregação, por seus trajes mas para o reino dos céus ele era o maior

MATEUS 11:11- 11 Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

O que importa é o valor que teu trabalho tem no reino espiritual.

Agora para ser assim viver assim e ser considerado no reino dos céus tem um preço a ser pago

MATEUS 11:18- 8 Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.

João Batista abriu mão de muita coisa para se dedicar ao reino dos céus, praticamente não tinha vida social, pois o não comer e beber tem a ver com ausência de uma vida social ativa.
Não é uma condenação a vida social, mas revelar que quanto mais longe queremos ir ao trabalho do reino, mais abrimos mão de desejos particulares e nos colocamos a disposição do reino de Deus.

V- O QUE JESUS TEM PARA HOJE É UM NOVO PATAMAR DE ENTENDIMENTO E DE AÇÃO AOS CRENTES 

MATEUS11:11- 11 Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

Quando Jesus fala que os menores do reino dos céus são maiores que João Batista ele esta se referindo a nova aliança de Jesus com seu povo, João apenas tinha antevisto de longe a obra de redenção que Cristo iria fazer por seu povo, mas os crentes modernos viram o resultado de sua morte e ressurreição

João Batista viu a unção não apenas para determinada tarefa como era no antigo testamento, mas viu que ele passa ser ativa em nós o tempo todo, o Espírito Santo passa fazer morada no Cristão

HEBREUS 8:6- 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.

CONCLUSÃO

A fé que nos move, pode algumas vezes ter seus momentos de incerteza, de entendimentos errados, este não é o problema, devemos sim seguir a orientação do Espírito Santo que habita em nós, confrontar todas estas convicções com a Palavra e pedir a Deus em oração para que nos esclareça.

O SENHOR tem para eu e você um papel ainda maior daquele desempenhado por João Batista a cada um de nós

E quem entra na sua presença em busca de esclarecimento recebe muito mais

0 comentários:

Postar um comentário