domingo, 23 de julho de 2017


Texto base:

JOSUÉ 3:9-13-9 Disse então Josué aos filhos de Israel: Aproximai-vos, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.
10 E acrescentou: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós, e que certamente expulsará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.
11 Eis que a arca do pacto do Senhor de toda a terra passará adiante de vós para o meio do Jordão.
12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;
13 porque assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousarem nas águas do Jordão, estas serão cortadas, isto é, as águas que vêm de cima, e, amontoadas, pararão.

No momento onde ocorrem estes fatos, Josué acabara de assumir o lugar de Moisés para levar o povo a atravessar o Jordão em busca da terra prometida, chamado diretamente por Deus.

Josué então começa a sua missão enviando a Jericó espias, para que pudessem trazer notícias que ajudassem a se criar um ambiente de fé e otimismo no povo de Deus.
Estes trouxeram notícias a Josué de como fazer para atacar a cidade e também em o pacto que haviam feito com Raabe que os protegeu do inimigo.

Jericó era conhecida como “cidade das palmeiras” considerada a cidade mais antiga da palestina, seu nome significa “perfumada” ou “lugar das fragrâncias”, era uma cidade extremamente fortificada, suas muralhas de pedras possuíam 9 metros de largura, e neste momento segundo as escrituras estava preparada para um ataque

 JOSUE 6:1-1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

Veja que a Palavra diz que:  a cidade estava totalmente fechada por causa dos judeus, ninguém entrava ninguém saia.

Jericó representa os problemas mais difíceis que enfrentamos, representa aquilo que não conseguimos ultrapassar, ninguém entra ou sai de Jericó, significa que não há como mudar a situação “ninguém entra, ninguém sai” revelando um imobilismo.

Todos nós na vida enfrentamos momentos assim, de problemas, situações extremamente difíceis, que parecem fundamentadas par a se manter da mesma forma insolúveis.

Este era o retrato da primeira luta dos judeus livres, um povo que após 40 anos saia do deserto para alcançar a sua benção, a sua felicidade, a sua verdadeira espiritualidade, num retorno a fé, esquecida pelos seus pais.

Você imagina, qual o pensamento rondava a cabeça dos homens naquele momento?

Mas o Espirito Santo de Deus, toca a vida de Josué que usa aquele momento para ensinar o povo as atitudes que os fariam homens de uma fé que remove muralhas, que abre as portas fechadas, que põe em espanto os inimigos.

Josué quer nos mostrar estas atitudes nesta noite, para que a gente saia do deserto, derrube os impedimentos e as muralhas que se levantam contra nós, pela fé.

II- JOSUÉ MANDA O POVO SE PRERAPAR,

JOSUÉ 1:10- 10 Então Josué deu esta ordem aos (príncipes) oficiais do povo:
11 Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes.

Josué se reúne com os príncipes do povo e lhes dá uma ordem para que se prepararem para tomar a terra prometida, iniciando-se pela cidade de Jericó.

Amados se queremos vencer as batalhas, alcançar nossos sonhos e objetivos, derrotar as cidades fortificadas que se levantam contra nós, temos que estar preparados espiritualmente para isso.

Esse preparo significa estar coma nossa fé madura, evidenciada em nossas ações, fé que permite em todo tempo do Espirito Santo agir, ensinar, guiar, orientar a nossa vida e nossas ações, que permite que ELE nos ajude a tomarmos posse daquilo que Jesus prometeu para nós.

Amados este momento era para ser vivido 40 anos antes, mas por incredulidade aquele povo teve que peregrinar no deserto por muitos anos, onde muitos adoeceram e sua fé, morreram sem poder conquistar a terra prometida.

Irmão você está preparado para conquistar?

Você pode estar se perguntando, como eu sei que estou “preparado para conquistar”?

O próprio texto de Josué nos revela como é estar preparado para conquistar:

JOSUÉ 1: 10 Então Josué deu esta ordem aos (príncipes)oficiais do povo:

A primeira coisa que devemos entender é que o SENHOR levanta pessoas para nos orientarem naquilo que devemos fazer e nosso papel e ouvi-los e seguir as suas instruções quando estas são realmente de acordo coma Palavra de Deus.

Veja que Josué chamou os líderes de cada tribo, os principais de cada tribo para que orientassem o povo sobre o que deviam fazer, como deveriam se portar e eles obedeceram.

Irmãos Deus tem levantado pessoas para nos orientarem o caminho a seguir, o que devemos é conhecer a Palavra de Deus para que a gente possa entender que o que está sendo exigido de nós é bíblico é orientação de Deus para a nossa benção e cumprir.

ATOS 17:11- 11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

P) Você tem seguido as orientações que você recebe de seus líderes na fé?

JOSUÉ 3:3,5- 3 e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca do pacto do Senhor vosso Deus sendo levada pelos levitas sacerdotes, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis

A segunda característica de um homem preparado para conquistar é que JESUS sempre está no comando de qualquer passo, plano ou ação que tomamos, está sempre à frente de tudo o que você faz

Veja que a arca ia a frente, e o povo mantinha uma certa distância para poder ver a manifestação de Deus antes de agir, a arca era a representação da manifestação de Deus a o seu povo naquele tempo, Deus tem que estar à frente de nossas vidas em tudo, só assim as barreiras vão cair.

A orientação era agir pelo Espirito, e ser guiado pelo espirito Santo de Deus

JOÃO 16:13- 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
JOÃO 14:26- 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
MATEUS 6:33-34-33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Depois o livro de Josué nos mostra outra coisa muito importante, que era a de ser separado do mundo

JOSUÉ 5:2- 2 Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze facas de pederneira, e circuncida segunda vez aos filhos de Israel.

Deus ordena a Josué que todo o povo fosse circuncidado, sinal da aliança com ele e da separação daquele povo do mundo, eram um povo separado dos demais, já que estes haviam nascido no deserto e não tinham feito o pacto da aliança

JOSUÉ 5:5- 5 Todos estes que saíram estavam circuncidados, mas nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, havia sido circuncidado

Um pouco antes Josué já tinha falado da santidade

JOSUÉ 3: 5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.

Irmão se você quer conquistar, se tem que ser separado do mundo, de viver para Cristo, onde a nossa sabedoria, a nossa visão de nós mesmos, os nossos pensamentos, estão agora mortos, seguimos apenas a Cristo e seus ensinamentos, qualquer homem por melhor que seja não tem força contra Satanás, mas o crente aquele que morreu para a velha vida este sim é vitorioso.

TIAGO 4:7- 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Estar preparado significa também que a vitória viria sobre quem fosse esforçado (valente)

JOSUÉ 6:2-4- 2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.
3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.
4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

Irmãos tem que haver dedicação, esforço, obediência ao planejamento, não fazer de qualquer maneira, veja que eles teriam que rodear a cidade por 7 dias

JOSUÉ 6:3-3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.

Era um plano estranho, mas tinha que ser obedecido, as vezes o SENHOR faz as coisas por modos estranhos, quebre os paradigmas para conquistar.

Tenha discernimento espiritual daquilo que o SENHOR te ministra

Josué 6:4-4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

Percebe que o SENHOR mandou uma mensagem espiritual, falando de sete sacerdotes, levando sete trombetas e no sétimo dia que se tocassem a trombeta?

Na simbologia Bíblia o número sete simboliza a perfeição, a plenitude e a universalidade, portanto mostrando que este plano espiritual teria êxito, pare de fazer planos por você mesmo e deixe Deus fazer os planos e nos entregar, pois os planos de Deus sempre tem êxito

E por último declare com fé aquilo que Jesus prometeu

JOSUÉ 6:5-5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:

Veja que a ordem era que ao sétimo dia eles dessem um grito que a muralha ia cair, mas o que um grito ou um toque de uma trombeta poderia fazer de efeito numa muralha tão fortificada, na parte física, natural, nada.

Mas na parte espiritual representava a expressão de fé de cada judeu. Tem gente que não dá glória as Deus, que vai no culto e acha que cantar não tem nenhum significado, não declaram a sua fé, a fé nas promessas isso faz toda a diferença

III- NÃO PENSE QUE VOCE TEM TODO O TEMPO DO MUNDO PARA SE PREPARAR ESPIRTUALMENTE

JOSUÉ 1:11- 11 Passai pelo meio do arraial, e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de mantimentos, porque dentro de três dias haveis de atravessar este Jordão, a fim de que entreis para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá para a possuirdes.

Veja que a tarefa de vencer as muralhas de Jericó seria iniciada dali a 3 dias, mostrando que não há um tempo longo para se preparar, pois cada dia na presença do SENHOR, nas experiências vividas na fé, tem que ser dias de preparação.

Tem gente que espera muito para se preparar para enfrentar as batalhas espirituais, e quando elas chegam muitos são derrotados porque não se prepararam para esta hora adequadamente.

Este já todo dia preparado para ser usado por Deus, para enfrentar batalhas, para vencer o impossível, não deixe a preparação para depois, não deixe que os cuidados dessa vida tomem a prioridade da sua vida.

CONCLUSÃO

Na caminhada da vida as dificuldades vao aparecer, não pense que a caminhada será sempre tranquila, mas quando estas adversidades chegarem elas tem que nos encontrar:

PREPARADOS ESPIRITUALMENTE:

Escute as pessoas que Deus levantou para te orientar espiritualmente;

Jesus está a frente de todas as ações e decisões que tomamos?;

Estamos realmente separados do mundo em busca de santidade?;

Temos nos esforçado?;

Temos desenvolvido discernimento espiritual?;

Temos declarado com fé aquilo que cremos?

LEMBRE-SE AS VEZES NÃO HÁ MUITO TEMPO PARA SE PREPARAR


Com Josué foram apenas 3 dias


0 comentários:

Postar um comentário