quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-INTRODUÇÃO

Josué 6: 1-5- Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.
3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.
4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:

O texto nos leva ao inicio da campanha para a tomada da terra prometida, logo após a travessia do rio Jordão, no comando de Josué.

É interessante notar que muitos entendem que  a mensagem fundamental deste texto é a grande vitória bélica dos judeus contra os pagãos, mas posso lhe dizer com certeza que não é.

O que existe nesta passagem é bem maior e mais valioso do que uma vitória contra um exército bem treinado e bem protegido como diz o texto no versos 1 e 2.

É sim uma grande passo espiritual,  que determinou todo o restante das conquistas de Israel em suas terras e esta lição quando apreendida tem o mesmo resultado em nossos dias.

Vamos então entender o que a conquista de Jericó nos ensina espiritualmente.

II-  A ENTRADA NA TERRA PRO ETIDA ERA UM  FUNDAMENTO ESPIRITUAL MINISTRADO A ISRAEL, NÃO UMA CONQUISTA MATERIAL

Quando se pensa na terra prometida, e na situação que os judeus estavam antes de alcança-la, se pense apenas numa terra de grandes dimensões, de riquezas, pois fixamos nosso olhar na mensagem que era uma terra que:  mana leite e mel.

Esse é um principio que acompanha o ser humano até hoje, a busca de saciar suas necessidades imediatas e principalmente materiais, quantos hoje não buscam a fé, por entender que o papel da fé, é nos garantir uma vida feliz e abençoada aqui neste tempo?

Porém estas pessoas não sabem que a promessa é muito maior que isso:

Tem sim a promessa da ausência da necessidade como está registrado em diversos momentos das escrituras

FILIPENSES 4:19-19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.

Nos revelando um DEUS que supre tudo o que necessitamos, não de maneira limitada, mas sim de maneira abundante.

2 CORÍNTIOS 9:8-8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;

Mas promete uma vida imensuravelmente melhor no porvir. Devemos guardar a nossa salvação como uma coroa preciosa

APOCALIPSE 3:11 -11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

O Valor de Jericó materialmente falando era infinitamente menor que seu valor espiritual, tanto que ao conseguir que as muralhas caíssem, Josué havia dado ordem para que a destruíssem por completo, nada sendo tomado para riqueza do povo.

JOSUÉ 6:17-18-17 A cidade, porém, com tudo quanto nela houver, será Anátema ao Senhor; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
18 Mas quanto a vós, guardai-vos do anátema, para que, depois de o terdes feito tal, não tomeis dele coisa alguma, e não façais anátema o arraial de Israel, e o perturbeis.

Se o valor de Jericó fosse material, Josué deixaria ali uma tribo para que  reerguessem a cidade.como não se preocuparam com isso, percebe-se que seu valor era espiritual, tinha a ver com entrada do povo de Deus no caminho que o SENHOR traçara para eles.

Espiritualmente a queda das muralhas de Jericó, tinha o objetivo que era :

Edificar a fé daquela geração nascida no deserto, ensinando-os que não há barreiras, fortalezas, inimigo que seja intransponível.

Mas também ensinar que todas estas vitórias, se estabelecem na dependência, na fé e obediência a Deus, de forma incondicional. ( Com Deus não tem essa de se ELE fizer eu faço isso ou aquilo, isto é condição, a minha posição é que eu obedeço, mesmo sem receber nada)

É comum quando nas nossas vitórias não vislumbramos um lucro material que esperávamos receber, não enxergamos isto como uma vitória. Um grande erro porque não enxergamos no nível espiritual, os  passos enormes que estamos dando em: 
 consagração,  comunhão com Deus, que vão nos levar a crescer em tudo mais adiante.
Veja que nenhum deles levou coisa alguma da cidade, saíram de lá materialmente como 
entraram, mas espiritualmente muito mais fortes e aprovados.

Nas suas lutas diárias, cada vitória te fortalece espiritualmente para você chegar a conquistas maiores, não olhe apenas para o  lucro imediato, as respostas imediatas, pois tem algo maior para vir em tua vida.

I CORINTIOS 2: 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

II- NÃO ESTRANHE QUANDO MESMO ANDANDO CORRETAMENTE NA FÉ OS OBJETIVOS FIQUEM MAIS DIFICEIS DE ATINGIR

JOSUE 6:1-1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

Irmãos O OBJETIVO DE Josué era tomar a terra prometida, receber a promessa de Deus para o povo de Israel, e ele foi de maneira obediente, confiante, mas quando lá enviou seus espias, percebeu que não seria uma tarefa fácil, pois a cidade estava “rigorosamente fechada”

Esta é uma das armas que o inimigo mais usa contra o povo de Deus, que começa a andar na fé, de se consagrar, de cumprir as ordenanças de Deus, ele (o inimigo) tenta dificultar, endurecer os obstáculos para a nossa conquista, fazendo com que os servos de Deus muitas vezes pensem em retroceder, voltar a viver da maneira com que viviam, se tornar desanimados, murmuradores, pois ELE sabe que dessa maneira não conseguiremos os nossos objetivos.

Já vimos que o valor de Jericó não era material e sim espiritual, e quando  buscamos crescer espiritualmente na obediência, na consagração,  o diabo nosso adversário, sempre tentará fechar as portas, transformar aquele objetivo numa fortaleza rigorosamente fechada.

Esta é a estratégia  que muitos cristãos ainda não entendem, e ficam perplexos  quando sua caminhada endurece, e pensam: “Puxa agora que eu estou andando direito diante de Deus, consertando o que está errado, cumprindo a Palavra. Buscando a presença de Deus, tudo começou a piorar”.

É a arma do inimigo para barrar as suas conquistas e ele fecha o caminho, ele faz como em Jericó, mantém o caminho para nosso objetivo “ rigorosamente fechado”

Não se apavore, nem retroceda diante das situações que parecem intransponíveis.
Quando começamos a nos mover pela fé, esta é uma estratégia para barrar o seu progresso espiritual, suas vitórias, mas mesmo que ele tente, a sua vitória está certa, pois o SENHOR a garantiu, assim como garantiu a Josué

JOSUÉ 6:2-2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.
I CORINTIOS 15: 57 Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

III- É EXATAMENTE O CONTRÁRIO DO NORMAL QUE NOS LEVARÁ A CONQUISTAR

O comum observado é as pessoas desanimarem, não cumprir mais a Palavra, as ordenanças, viver uma fé mais ou menos, e as vezes até murmurarem, não entendendo que estão fazendo extamente aquilo que o inimigo quer que a gente faça.

Nestas horas acima de tudo a exortação é para que a gente se esforce e tenha bom ânimo.
Quando Josué assumiu o comando do povo, em substituição a Moisés, a orientação repetida pelo SENHOR foi: Esforça-te e tem bom animo

JOSUÉ 1:6-6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. (Repetida nos versos 7, 9)

A palavra "ânimo" aqui vem do grego "tharhountes", significa ser ousado e confiante. Uma palavra do grego muito semelhante é "tharseo". Pode ser traduzida como "tomar coragem" ou "tomar ânimo" que significa "não tenha medo!" ou "coragem!".

A palavra "esforçar", que aparece no versículo 9, vem da palavra grega philotimoumenta.É um verbo que significa "visar, honrar, aspirar". Torna-se nosso empenho em agradar ao Senhor pelo nosso viver, percebendo que seremos julgados nessa base.

Devemos nestes momentos dificieis nos esforçar, manter o ânimo , basear o nosso animo, a nossa coragem de seguir em frente, não no que vemos, mas nas PROMESSAS de Deus em nossa vida.

Essa é a vontade de Deus que tenhamos ânimo para enfrentar as lutas, pois o resultado está garantido.

Veja que Jesus usou este termo para  muitos que enfrentavam uma situação aparentemente impossívelde ser contornada

a)    O cego
MARCOS 10:49-49 Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo( tenha coragem, seja confiante); levanta-te, ele te chama.

b)    O paralitico
MATEUS 9:2-2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.

c)    Aos discípulos a enfrentarem uma tempestade
MATEUS 14:27-27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais.

d)    Para Paulo no naufrágio
ATOS  23:11-11 Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma.

Irmãos a todos nós foi dada a mesma direção
JOÃO 16:33-33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


PORQUE ELE NOS ORIENTA ISSO?

Porque seus planos para nós são de bênçãos e vitórias e além disso lutamos com inimigos que apesar de derrotados são guerreiros esforçados

JOSUE 6: 2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens ( esforçados) valorosos.

Precisamos ser esforçados porque o inimigo é esforçado, dedicado em sua luta e mesmo com resultados adversos não desiste nunca.

IV- TEMOS QUE APRENDER A SEGUIR PLANOS

Josué 6:4-5- 4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:

Veja que o SENHOR apareceu a Josué e lhe deu um plano de conquista de Jericó, o que Josué deveria fazer era manifestar esse plano aos seus homens e segui-lo..

Mas essa á uma das tarefas mais dificieis as pessoas, que ou não estão acostumadas a seguir planos, ou querem fazer somente aquilo que acham certas

Boa parte de nossas derrotas, a falta de respostas de nossa oração é porque temos a mania de não planejar a nossa vida, ou  fazer os planos que desejamos,  e os apresentamos a Deus para que ele abençoe, enquanto o correto é seguir os planos que o SENHOR tem para nós, pois seus planos jamais serão frustrados.

PROVERBIOS 19:21- 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.
PROVERBIOS 21:5- 5 Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.
JÓ 42;2- 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Portanto meu irmão, por mmis estranhos que possam  parece os planos que Deus te revela,  é este plano que jamais sera frustrado, então não seja tolo, permita que Deus planeje teus passos

V- NUNCA ENFRENTE O OBSTÁCULO POR PRESUMIR QUE DEUS TE DARÁ A VITORIA, MAS SO QUANDO ELE TE DER O PLANO DE VITORIA

Tem pessoas que vivem pelas emoções, e ao verem as vitórias maravilhosas que Deus faz na vida de outros servos de Deus, levando-os a superar obstáculos, imediatamente agem da mesma forma para enfrentar a sua luta, sem consulytar o SENHOR.

Cuidado irmãos porque as vezes isto é apenas presunção, não fé.
Presunção pode ser definida como o ato de presumir, tirar uma conclusão baseado apenas em indícios ou aparências.

Na realidade não é isso que o SENHOR ensina em suas orientações, mas sim o de buscra nele as orientações, obedece-lo, e não agir porque pareceu ser o ideal, que Deus vai nos honrar.

Se Deus não falou, não orientou não é fé é presunção e podemos por tudo a perder.
Para cada situação Deus pode agir diferente com cada pessoa, veja que tudo que Josué fez por orientação de Deus, seguindo as instruções de Deus

CONCLUSÃO

Irmãos se queremos alcançar a maturidade cristã, e as bênçãos que ela proporciona temos que aprender com Josué em Jericó.

a)    Para vencer é preciso primeiro a implantação em nós de três fundamentos importantíssimos: a fé, a obediência e a obediência incondicional a Deus, assim como o povo que rodeou Jericó;

b)   Não estranhe quando você está fazendo tudo espiritualmente correto, mas as coisas ficam mais difíceis, isto significa que você está próximo da vitória;

c)    Quando a dificuldade, as portas se fecharem, não faça como a maioria que desanima, retrocede, vá em frente, as muralhas e os impediemtnos vão cair;

d)   Aprenda a seguir os planos de Deus;

e)    Na fé não presuma coisa alguma, mas apenas siga as orientações de Deus




0 comentários:

Postar um comentário