quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-INTRODUÇÃO

II REIS 19: 4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

O texto fala do profeta Elias, no momento em que estava no deserto do Neguebe, debaixo de um zimbro, que era também conhecido junipero, uma árvore pequena, e sob sua sombra o profeta Elias faz uma oração.

Elias estava orando, mas sua oração era uma oração totalmente equivocada, pois ele pedia a morte.

Elias era um homem de Deus, uma pessoa de oração, se você estudar o livro de II Reis, até o momento desta oração, já haviam sido relatados mais 4 momentos em que ele faz petições a Deus e o mais interessante é que das 4 vezes Jesus respondeu a três de suas orações.

A primeira oração de Elias um menino é ressuscitado

I REIS 17:21-22- 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele.
22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu.

A segunda vez Elias orou e caiu fogo do céu consumindo o holocausto do altar

I REIS 18: 37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

A terceira vez Elias orou e veio chuva depois de três anos de seca

I REIS 18: 42,5 - Acabe, pois, subiu para comer e beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos.
45 E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. Acabe, subindo ao carro, foi para Jizreel:

Como vimos o SENHOR respondeu a três das quatro orações que Elias fez, respondeu com grande manifestação de poder. E o mais interessante é que a Palavra de Deus nos garante ser possível para cada um de nós, viver nesta mesma dimensão de respostas e manifestações de Deus, pois classifica a Elias como uma pessoa normal.

TIAGO 5:17-17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.

Vemos aqui que esta poderosa arma que é a oração está a nossa disposição, o que precisamos e agir em oração.

Mas o que eu quero também que você entenda, que assim como Elias, na oração não respondida, nós podemos estar orando e não obtendo as respostas, porque nossa oração é uma oração feita de modo inadequado, sem sentido.

O que precisamos é entender algumas coisas para poder realizar a oração que traz resultados.

A oração de Elias era totalmente sem sentido, ele havia fugido de Israel, porque havia sido ameaçado de morte pela rainha Jezabel.

I REIS 19: 1-3- Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.

Fugiu para manter a vida, e agora ora a Deus para tirá-la, que oração confusa, e então o SENHOR não atende esta oração.

Assim acontece conosco, as vezes fazemos as nossas orações de maneira confusa, sem estar de acordo com o momento, com a situação e principalmente com a Palavra de Deus.
Como então orar a oração que gera respostas de Deus, aquela que o SENHOR nos orienta a fazer?

II – A ORAÇAO QUE OBTEM O ATENDIMENTO DE DEUS É AQUELA FEITA DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS

É importante que a gente peça aquilo que temos direito, expresso na Palavra de Deus, daí a importância de se conhecer a Palavra de Deus, ou se já conhece, é preciso orar de acordo com estes princípios bíblicos.

Veja o caso de Elias, enquanto ELE orou pedindo tudo aquilo que lhe é direito, que lhe assegurava a Palavra, foi atendido.

Orou pela cura do menino e foi atendido, porque sabia que o SENHOR cura as enfermidades pela fé;

Orou por maravilhas como a chuva e o SENHOR atendeu para saciar a necessidade de seu povo e demonstrar seu poder;

Orou para que o fogo de Deus caísse sobre o holocausto para quebrar a idolatria e a feitiçaria, na luta contra o inimigo espiritual e isto aconteceu.

Porém na quarta oração orou pedindo para Deus tirar a sua vida e o SENHOR não atendeu pois estava orando em desacordo com a Palavra, pois a vida só o SENHOR pode tirá-la.

EZEQUIEL 18:4- 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
I SAMUEL 2:6- 6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.

Muito irmão em Cristo não tem tido suas orações respondidas, pois estas não estão de acordo com a Palavra de Deus, precisamos para cada situação orar segundo o que a Palavra de Deus diz a respeito, não apenas uma oração genérica, precisamos ser específicos ao pedir as coisas a Deus de forma clara.

Você pode estar pensando mas Deus sabe o que precisamos, sim é verdade mas ELE quer que você peça e peça com clareza, um exemplo disso está na passagem do cego de Jericó:

MARCOS 10: 46-51-Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.
47 Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.
49 Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama
50 Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.
51 Perguntou ao cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja.

Percebe que Jesus sabia o que o cego queria, mas quis ouvir da boca dele.

Outra coisa que devemos aprender e que se a Palavra de Deus não promete as coisas que você deseja, então não ore.

A razão de muitas orações feitas sem a devida fé, está ligada ao fato de não conhecermos o que a Palavra de Deus diz a respeito. 

Outro exemplo de oração não respondida, por orar sobre coisas que a Palavra de Deus não dizia, ou dizia o contrário é a passagem em que Moisés implorou a Deus em oração, para entrar na terra prometida.

DEUTERONOMIO 3:25-26- Rogo-te que me deixes passar, para que veja essa boa terra que está além do Jordão, essa boa região montanhosa, e o Líbano!
26 Mas o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes me disse: Basta; não me fales mais nisto.

Mas o SENHOR não atendeu, pois sua Palavra já havia sido declarada sobre este assunto, mostrando que ele não entraria.

DEUTERONOMIO 34:4-5 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. Eu te fiz vê-la com os teus olhos, porém para lá não passarás.
5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor,

Percebe a importância de conhecer a Palavra de Deus, para poder pedir a Deus corretamente, segundo aquilo que ele nos dá o direito de pedir?

A importância de entender a forma de tratar cada situação segundo a Palavra de Deus?

Veja que o SENHOR fala através de Isaias

ISAIAS 43:26 - 26 Procura lembrar-me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar!

O SENHOR nos orienta a nos achegarmos diante DELE, relembrando suas promessas para nós na Bíblia.

Você quer seus familiares servindo ao SENHOR? Como você tem apresentado esta situação diante de Deus?

Uma boa medida é relembrar a Deus o que a Palavra diz sobre isso

ATOS 16:31-31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Você tem orado por sua provisão? O que você tem dito a Deus na oração?

II CORINTIOS 9: 8-10- E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;
9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.
10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.

Aqui o Deus apresentado é o Jeová-Jiré o Deus da Provisão

Tem orado por sua cura física e emocional, o que você tem relembrado a Deus?

ISAIAS 53:4-5- 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

EXODO 15:26- 26 dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.

TIAGO 5:14-15- 14 Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor;
15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Você percebe a importância de orar como o SENHOR nos ensina,

ISAIAS 43:26 - 26 Procura lembrar-me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar!

III- MAS QUANDO ESTAMOS ORANDO DESTA FORMA QUE OUVIMOS AQUI E NÃO RECEBEMOS AS RESPOSTAS DE ORAÇAO O QUE FAZER?

Irmãos nós oramos a Deus, conforme ELE nos orienta, pedimos sua intervenção sob determinada situação e enquanto não vemos no mundo material o resultado daquilo que oramos o que fazemos?

Normalmente continuamos a pedir a Deus aquilo que pedimos na primeira vez, não é verdade?

Mas será que é desta forma que temos que agir? Será que isso expressa corretamente a fé bíblica?

Irmãos veja o que diz JOÃO 15:7- 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.
Aqui temos duas verdades maravilhosas:

A primeira é orar de acordo com a Palavra: JOÃO 15:7- 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós

Como já vimos na primeira passagem desta meditação, levar ao SENHOR nossas orações, de acordo com o que a Palavra de Deus diz a respeito.

O segundo é que quando ramos assim é feito, recebemos conforme nossa oração de fé e como já dissemos em outras meditações, se Deus tiver outros planos ELE te mostrara o seu plano a respeito disso, como ELE fez com Paulo.

II CORINTIOS 12: 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.

Quando oramos a Deus e não recebemos uma resposta precisamos descobrir o que está impedindo a resposta.

1.    VOCÊ PRECISA ORAR ESPECIFICAMENTE POR AQUILO QUE DESEJA.

Existe uma oração geral que fazemos, esta oração é importante para que a nossa comunhão com Deus cada vez mais aumente, mas quando se trata de receber uma resposta temos que ser específicos na oração.

Veja o que diz a oração de Jesus:

JOÃO 17:9- 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;

Veja que Jesus estava sendo especifico em suas orações, irmãos precisamos agir assim, orar de maneira especifica pelo que desejamos.

A oração especifica mostra que estamos diretamente ligados a situação, envolvidos com ela e queremos ver os milagres acontecendo.

Jesus nos ensina a ser especifico quando nos orienta a forma de orar.

MATEUS 6:7- 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Elias é outra mostra disso, uma oração para mostrar ao povo de Israel quem era Deus

I REIS 18: 36 Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
37 Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

Qual foi o resultado desta oração?

 I REIS 18: 38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

Ore não pela família, mas individualmente por cada um, dizendo diante de Deus aquilo que é preciso acontecer e mostrando as promessas DELE sobre a situação.

Ore pela sua resposta, especificamente por aquilo que você precisa.

2.            VOCE PRECISA ENTREGAR DEFINITIVAMENTE OS CUIDADOS DAQUILO QUE VOCE OROU A DEUS

Muitas respostas ainda não recebidas, se devem ao fato de que não estão agindo de acordo com o que a Palavra de Deus diz, em uma de suas orientações vemos que devemos entregar nossos problemas no altar de Deus.

I PEDRO 5:7- lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Algumas pessoas estão presas ao seu problema, porque ele continua sendo “seu problema”, elas se agarram a ele, não o soltam e o SENHOR Não consegue lhes dar o livramento é preciso entregar e soltar o problema, para que o SENHOR o conserte, isto é fé.

SALMOS 37:5- 5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

Quando oramos devemos entregar a Deus definitivamente a situação pela qual oramos ao SENHOR, ou seja não estaremos mais em buscas de soluções naturais, humanas, isto significa que o problema está mais nas nossas mãos, mas sim nas mãos daquele que pode resolver a situação.

Essa é a orientação bíblica:

ALGUMAS COISAS NOS REVELAM SE REALMENTE ENTREGAMOS A DEUS, NOSSOS PROBLEMAS:

Se você continua não dormindo por causa deste problema, isto significa que você não entregou a Deus, continua com o problema em suas mãos.

Se você perde o apetite por causa da situação, você ainda não entregou seu problema ao SENHOR;

Se você continua irritado, nervoso, sempre a ponto de explodir por qualquer coisa, você ainda não entregou seu problema ao SENHOR.

Se você vive em tristeza pela situação, você não entregou seu problema ao SENHOR.
Se você está se isolando da igreja, dos amigos, da vida social, você não entregou o problema a Deus;

Se você continua com a cara a feição triste e amargurada, você não entregou seu problema a Deus;

E se não entregamos o nosso problema ao SENHOR não vivemos nem por fé, nem debaixo da Palavra e suas leis, por isso não recebemos o que já está a nossa disposição.

3.NÃO SE DEIXE ATRAIR PELO NATURAL, VOCE VIVE NO REINO ESPIRiTUAL

Irmãos a gente precisa ter em mente e no Espirito que vivemos pela fé, que nosso reino não é deste mundo, para não sermos atraídos pelo mundo natural e o conhecimento humano.

As vezes as circunstâncias querem nos levar a pensar conforme o natural, outras vezes irmãos em Cristo podem nos levar a pensar de forma natural, colocando em nossa vida dúvidas, porque elas se baseiam apenas no conhecimento natural e nas circunstâncias, são cristãos que ainda não assumiram a fé que é bíblica, realizadora.

A fé realizadora é aquela que ora e mesmo não vendo nenhuma mudança, creem que já receberam o que pediram.

As pessoas que desistem, desanimam quando não recebem o que pediram imediatamente, são pessoas que na realidade ainda não confiaram plenamente em Jesus, pois se assim fosse entenderiam que Deus permite que sejamos experimentados e testados até o tempo final.

Paulo e um exemplo disso estava num navio naufragando por uma tempestade, durante dias, com certeza ele orou pela sua vida e dos demais, assim que começou, mas só alguns dias (14 para ser mais preciso) depois é que veio a resposta que ninguém pereceria
ATOS 27: 14 em diante.

4.  A SUA ORAÇAO DEPENDE PARA GERAR RESPOSTA, DE SEU COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

Uma das coisas que atrapalham as respostas a nossa oração é a demora em nós resolvermos nossos conflitos, segundo a Palavra de Deus.

Nossas posturas em desacordo com a Palavra de Deus, nos impedem de receber as respostas, e talvez uma das mais comuns que encontramos em relação a isso é a falta de perdão.

Irmãos se não formos pessoas que vivamos bem umas com as outras, dificilmente seremos agraciados com benção.

HEBREUS 12:14-17- 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;

O SENHOR não responde orações de gente que vive a fazer mal aos outros

MIQUEIAS 3:4- 4 Então clamarão ao Senhor; ele, porém, não lhes responderá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, conforme eles fizeram mal nas suas obras.

O SENHOR não atende pessoas que tem uma fé dividida, em cima do muro, está na igreja mas não larga o mundo

TIAGO 1:6-8- 6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que dúvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,
8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.

O SENHOR não responde orações que são feitas para valorizar mais o orador do que a Deus, gente que quer mostrar o quanto tem influência diante de Deus (sic)

MATEUS 6:5- 5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

O SENHOR não responde a orações que levam em conta apenas os meus prazeres, nada mais, são egoístas

TIAGO 4:3- 3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

O Senhor não responde a corações duros que não expressam o amor de Deus, um exemplo disso aquele que se nega a perdoar

Ninguém pode obter resultados de Deus em oração, se não for um perdoador, veja o que diz:

MARCOS 11:25-26- 25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.
26 [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]

Você percebe que sem perdoar estamos inaptos para receber, porque não estamos em comunhão com Deus –

MARCOS 11:26- também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]

Irmãos se a gente quer receber as nossas respostas de oração, não podemos guardar rancor, muito menos desejo de vingança, da mesma forma ódio.

O mais interessante é que você não pode fazer nada pela outra pessoa, você não pode faze-la se arrepender, você não pode faze-la te pedir perdão, você não pode faze-la restituir o que se perdeu, mas você não seja impedimento para a sua benção, então tome a iniciativa de mudar a sua vida.

Jesus não responde, nem atende orações que não sejam a sua vontade para nós

II CORINTIOS 12:7-9- 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;
8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;
9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.

Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha tinham convicção disto

DANIEL 3:16-18- 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.
17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.
18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

CONCLUSÃO

Além de usar a sua fé para alcançar as promessas de Deus é preciso orar a Deus da maneira correta e isto acontece quando:

Oramos segundo a Palavra de Deus, relembrando a Deus aquilo que ELE diz em sua Palavra;

E identificar aquilo que pode estar impedindo suas orações;

Pedir especificamente,

Não se deixar levar pelo natural,

Verificar seu compromisso com Deus e com a Palavra de Deus







0 comentários:

Postar um comentário