quarta-feira, 18 de outubro de 2017


INTRODUÇÃO

Daniel 1: 1 No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.

2 E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

3 Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres,

4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.

5 E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.

6 Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

7 Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.

O texto que acabamos de ler fala de um jovem nobre, da corte de Israel, chamado Daniel, e como ele foi levado cativo a Babilônia, quando da invasão de Nabucodonosor.

Neste momento diante de um cativeiro em terra estranha, aprendemos muitas coisas com o nobre Daniel, para estarmos preparados na hora de enfrentarmos nossas lutas.

Pertencia à família real (Daniel 1.3). Quando foi levado para servir ao rei de Babilônia tinha entre 12 e 16 anos. Existem muitos crentes que trabalham na obra de Deus negligentemente, e outros que julgam desnecessário se preparar para servir a Deus. Porém, para servir a um imperador pagão era preciso estar preparado física e intelectualmente.

II- MATURIDADE NA FÉ É UMA QUESTÃO DE BUSCA NAÒ DE TEMPO

Uma das cosias que mais atrapalham a vida do cristão, é sua imaturidade espiritual.
Tanto que Paulo em um de seus alertas a igreja fala sobre o problema que é a imaturidade

I CORINTIOS 3:1-1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.

E um desses problemas é não conseguir alcançar um maior nível de espiritualidade,

Tanto que Paulo adverte a Timóteo, para fazê-lo fugir desta imaturidade.

II TIMOTEO 2:22-23-22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas;

A imaturidade é facilmente notada quando a gente sofre um revés, uma desilusão, imagine como deveria se sentir Daniel neste momento, adolescente, nobre, uma vida de muitas conquistas materiais, agora jogado em um calabouço, alimentado pelos inimigos, longe de sua terra?

Este jovem tinha maturidade espiritual, e ao invés de regredir na fé, mostrou neste momento algumas características de maturidade espiritual.




Daniel quando foi levado cativo para a Babilônia, segundo historiadores e o contexto da época em que isto aconteceu, deveria ter entre 12 e 16 anos, um adolescente, porém sua fé já era totalmente madura.

O que prova a maturidade de Daniel, era que mesmo jovem ele possuía uma visão completa das coisas, não apenas uma visão natural, mas acima de tudo uma visão espiritual, extremamente desenvolvida.

Isto do se perceber em algumas de suas atitudes, tais como:

II- DANIEL ENXERGAVA MUITO MAIS LONGE DO QUE O NATURAL

DANIEL 1:8-8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Daniel preso, escravo, ao saber que seria alimentado com as iguarias da mesa do rei, poderia ter pensado muitas coisas: benção, boa alimentação, etc., mas na realidade Daniel, viu muito além disso, viu que aquela concessão era espiritualmente um problema, pois além da comida não ser preparada conforme as leis judaicas, elas eram sacrificadas a ídolos e ele não queria se contaminar.
                               
III- DANIEL SABIA DISCERNIR BEM AS COISAS

DANIEL 1:5-5 E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.

Quando lhe foi oferecido o alimento da mesa real, a todos os jovens, seria comum que todos pensassem, bem as coisas estão melhorando, pelo menos a alimentação nesta a situação vai ser a melhor possível.

Mas Daniel viu outra coisa, isto não seria bênçãos para os judeus, isto os contaminaria, isto interferiria no seu relacionamento com Deus e não aceitou.
É difícil quando algo aparentemente bom nos é oferecido, a gente ter o discernimento de analisar a profundidade do acontecimento para ver se realmente é benção.

Por outro lado quando a situação ficou mais difícil quando o rei teve um sonho e ele não se lembrava do sonho, chamou os seus magos, sábios e encantadores e pediu que lhe contassem o sonho e a interpretação, senão mataria a todos.
Como em sã consciência alguém poderia saber o que ele havia sonhado e como dar a interpretação daquilo que eles nem sabiam, ou seja a morte era certa para todos, a situação era terrível, a pior possível para todos.

Mas Daniel viu ali a oportunidade da manifestação de Deus, foi e pediu que o levassem ao rei e pediu o prazo que o rei queria a resposta, pois ele as daria.

DANIEL 2: 16 Ao que Daniel se apresentou ao rei e pediu que lhe designasse o prazo, para que desse ao rei a interpretação.

Às vezes quando as coisas aparentam ser um coisa ruim, ficamos tristes e desanimados, pois olhamos com a visão carnal, mas pelos olhos da fé é uma oportunidade de Deus agir.

Na primeira ação de discernimento Deus lhe abençoou

DANIEL 1:9-9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Na segunda situação de discernimento Deus o abençoou e o exaltou

DANIEL 2: 48 Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador sobre toda a província de Babilônia, como também o fez chefe principal de todos os sábios de Babilônia.

Conclusão

Tudo aconteceu na vida de Daniel por causa de sua maturidade Espiritual.
Mesmo jovem Daniel era maduro espiritualmente e não deixava levar por aparências, por valores do mundo natural, mantinha-se firme na convicção que com Deus a vida é sempre melhor. Por isso em vez de uma alimentação diversificada e rica, preferiu uma não contaminada

Daniel pode ser este instrumento de Deus, porque cria no poder da intercessão e cercou-se de pessoas com a mesma visão. Se você cada vez mais se ajunta com homens e mulheres espirituais, você é abençoado, mas se ajunta com gente que é carnal, nada acontece.

Dos que foram presos na nobreza apenas três se juntaram a ele no comer apenas legumes, Sadraque, Mesaque e Abdnego os outros comeram a iguaria do rei, mas a benção ficou sobre os 4 e não sobre os demais.

DANIEL 1: 15,19- E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.
Veja que na hora de seu maior desafio, de interpretar um sonho de Nabucodonosor que ninguém conhecia, a primeira coisa que ele fez foi procurar seus amigos para juntos intercederem.
DANIEL 2: 17 Então Daniel foi para casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros,
18 para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o resto dos sábios de Babilônia.
Com quem temos nos juntado, aberto nosso coração e o que fazemos, intercedemos, ou apenas tratamos de forma humana?

Irmãos creia o SENHOR age sempre para aqueles que nele confiam e que se mantem firmes em sua convicção de fé.
Hoje você não enxerga perspectivas para sua situação mudar, Daniel saiu de escravo a governador da Babilônia em menos de 4 anos.

Se nós continuarmos confinado e agindo a medida desta confiança (Daniel pediu para ser levado ao rei para descobrir o sonho) veremos as bênçãos e as maravilhas de Deus em nossa vida. 




0 comentários:

Postar um comentário