quarta-feira, 18 de outubro de 2017


 I- INTRODUÇÃO 

MATEUS 12:15-21-15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos,

16 e advertiu-lhes que não o dessem a conhecer;

17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:

18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo.

19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.

20 Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo;

21 e no seu nome os gentios esperarão.

Jesus estava novamente ensinando em uma das sinagogas dos judeus, quando em determinado momento manifestou o dom de curar, curando um homem da mão ressequida, e por ser num sábado os judeus tramavam mata-lo, como nos mostra o texto de:

MATEUS 12: 14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem.

Interessante e veremos mais adiante é que Jesus soube dessa decisão dos fariseus e  decide deixar a cidade, e quando sai é acompanhado por uma multidão, os relatos do que se seguem são ricos em ensinamentos.


II- VOCE NOTA A IMPORTANCIA DE SER GUIADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS?

Tem gente que associa a presença, a unção do Espirito Santo de Deus, apenas as manifestações externas, que se observam nos crentes que se alegram, batem palmas, pulam de alegria, etc, mas se esquecem de que as operações do Espirito Santo na vida de cada um de nós é muito maior que isso.

Veja o que diz o profeta Isaias 11:2-

ISAIAS 11:2-2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
.
Veja que o Espirito é o espirito que dá sabedoria, entendimento, conselhos, força conhecimento e temor do Senhor.
Tem muita gente que tem quebrado a cara porque não está atento principalmente aos conselhos do SENHOR na caminhada.

Irmãos uma das funções do Espirito Santo na vida do cristão são guiar, orientar, mostrar o melhor caminho, os caminhos mais seguros.

As manifestações do Espírito não são decorativas; todas elas são para o nosso proveito. Não são para o nosso entretenimento, nem são espécies de êxtases nos quais perdemos a consciência; ao contrário, estamos muito conscientes de que são realidades espirituais que se podem manifestar em nós.

O Senhor mostra que há diversidade de operações, de manifestações e de dons. Busque sempre a unção do Espirito Santo.

Veja que Jesus estava ministrando, sendo exigido por uma multidão com orações e ministrações de poder, mas diz a Palavra que os judeus fariseus descontentes com isso, saíram de sua presença e foram planejar uma maneira de matar a Jesus.

Ora Jesus continuou pregando e ministrando, Jesus segundo a Palavra abriu mão de seus atributos de Deus para viver como homem, mas mesmo assim diz a Palavra que ELE percebeu a intenção dos fariseus.

JOÃO 16:13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.

E às vezes a revelação é para que você deixe de fazer alguma coisa, deixe de estar em algum lugar, deixe de ter algumas amizades, para poder se estabelecer com vitória.

ATOS 16: 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;

Veja que o Espirito Santo alertou a Jesus para não ficar naquela cidade, para sair e mudar de lugar.

As vezes o Espirito Santo nos orienta a não fazer, a não comprar, a não falar, a não discutir, mas nos queremos seguir nossos impulsos, nosso entendimento natural e colhemos problemas.

O que nós precisamos é estar atentos a voz do Espirito Santo.

Mas como podemos tomar a direção certa?

Ouça a voz da consciência, mostrando o que é certo e o que é errado, mas isto não é tudo, precisamos entender que fazemos ou deixamos de fazer alguma coisa, não apenas por isto estar certo ou errado, mas por ser ou não a vontade de Deus.

Podemos estar diante de duas opções certas, porém existe uma melhor que a outra. Precisamos da direção divina para escolher bem.

Para isso precisamos consultar ao SENHOR em tudo e conhecer a Palavra de Deus.

JEREMIAS 6: 16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele.

Precisamos andar em comunhão com Deus

ATOS 13:2- 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Se não houver uma direção clara, é melhor não sair do lugar, exemplo disso é o povo de Israel no deserto.

NUMEROS 9: 16-19-  Assim acontecia de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.

17 Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar em que a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam.

18 Á ordem do Senhor os filhos de Israel partiam, e à ordem do Senhor se acampavam; por todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo eles ficavam acampados.

19 E, quando a nuvem se detinha sobre o tabernáculo muitos dias, os filhos de Israel cumpriam o mandado do Senhor, e não partiam.

Irmão o servo de Deus pode estar  no meio de poderosos, de gente mais influente e importante, com mais condições de fazer diferença na sociedade, mas deve se manter inabalável na sua fé e nos seus passos, pois nada que for planejado contra você te pegará de surpresa, ou despreparado pois o Espirito Santo de Deus te revelará todas as coisas.

Foi exatamente isso que aconteceu com Jesus, quando viveu aqui como homem, abriu mão  de seus atributos de onisciência, mas mesmo assim quando o texto mostra que os fariseus tomaram conselho contra ele para matá-lo, diz a Palavra que ele sabia de tudo. (MATEUS 12:14-15)

Irmãos por isso precisamos viver cheios do Espirito Santo, que é aquele que nos trará não só a sabedoria, mas a revelação de tudo o que nos cerca, de forma que não demos passos errados

O Espirito Santo revelou esta armadilha contra sua vida a Jesus

Como homem Jesus poderia ter tido a vontade de enfrenta-los com o poder espiritual que estava ali, mas o mesmo espirito lhe dá a sabedoria, para sair de lá, evitar confronto e continuar com sua missão de pregar a Palavra de Deus.

Precisamos despertar para esta verdade que a vida deve ser vivida na plenitude do Espirito, como a Palavra de Deus nos exorta.

EFESIOS 5:18-18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,

Nestes tempos finais é imprescindível viver assim

ATOS 2: 17-19 - E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;

18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.

19 E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça.

Paulo orienta a não deixarmos de permitir a operação do Espirito Santo em nós

I TESSALONICENSES 5:19-19 Não extingais o Espírito;

No mesmo capítulo que Paulo nos exorta a nos encher do espirito, ele dá uma advertência a igreja acomodada

EFESIOS 5:14-14 Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.

Não devemos temer o mal dos homens, mas sim a apatia espiritual, a vida na carne

III- AS POSIÇÕES QUE VOCE ASSUME NA SUA VIDA DIÁRIA, FAZEM TODA DIFERENÇA NO CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DE DEUS EM SUAS VIDAS

MATEUS 12:15-15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos,

Veja que Jesus saiu da cidade, multidões o seguiam e diz a Palavra que ele curava a todos, só que ele dava uma ordem rigorosa a todas estas pessoas para que não espalhassem as maravilhas que ele fazia.

É muito interessante isso, principalmente levando-se em conta os tempos modernos, onde a mensagem principal que se prega é as manifestações de poder de Deus através das curas, das benção materiais, que realmente são um modo d atrair os incrédulos, para que busquem a Deus querendo sanar estas situações e o redescubram que tem benefícios muito maior para a nossa vida.

Então porque Jesus não queria atrair pessoas por seus feitos de poder?

Para que nada impedisse seu primeiro proposito de se oferecer como sacrifício pelo pecado, e que sua fama poderia fazer com que o povo tentasse impedir isso, cumprindo o que a Palavra dizia a seu respeito.

MATEUS 12:16-21-16 e advertiu-lhes que não o dessem a conhecer;

17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:

18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo.

19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.

20 Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo;

21 e no seu nome os gentios esperarão.

Jesus na sua vida, cumpria tudo o que a Palavra de Deus dizia, para que pudesse colher os resultados da promessa.

Irmãos a forma como você encara as promessas e age de acordo com elas fara toda a diferença em sua vida, mesmo quando isso mostra que você deve abrir mãos de muitas coisas que te favorecem

MATEUS 12:1919 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.

IV- NOS PRECISAMOS TOMAR A DECISÃO DE AGRADAR A DEUS E NÃO AOS HOMENS PARA QUE O PODER DE DEUS SE MANIFESTE EM NÓS

MATEUS 12:18-18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo.


Veja amado que a palavra de Deus mostrou que Jesus em forma de homem fazia com que o SENHOR fosse alegrado com sua conduta, pois seus objetivo era agradar a Deus e não aos homens.

Quantas vezes nos preocupamos em não desagradar aos homens, com nossas posições, e nos omitimos muitas vezes de falar o que precisava ser falado, fazer o que precisa ser feito, pensando no que nossos amigos, familiares vão pensar a respeito, esquecendo que dessa forma desagradamos a Deus

Depois de muito tempo, de muitos erros cometidos, Pedro descobriu que o melhor é agradar a Deus e não aos homens, independente das consequências, Pedro preso foi advertido a não falar mais sobre Jesus, veja sua resposta.

ATOS 5:29- 29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.

O apóstolo Paulo aborda o mesmo assunto com a igreja da Galácia, que haviam sido convertidos de muitas práticas pagãs, e quando aceitaram a Jesus como SENHOR de suas vidas, mudaram completamente sua maneira de viver, porém passado algum tempo, a forma como se comportavam diante de muitos segmentos religiosos de sua época, os faziam dissimular, tentando agradar as pessoas, representando que criam em determinados ensinos, apenas para não desapontar estas pessoas, foi quando Paulo de maneira dura diz:

GALATAS 1:10- 10 Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

V- NÃO TEMOS QUE NOS PREOCUPAR EM DEFENDER NOSSA CAUSA

MATEUS 12:19-19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.

As vezes a gente vê que perde muito tempo em se defender de ataques, de lutar para provar quem somos, o nosso valor, a nossa integridade, o que nos tira um tempo preciosos para adorar a Deus, de trabalhar para o SENHOR e ser reconhecido pelo Senhor e não por homens que é muito mais importante.

Veja que Jesus alegrava a Deus, o SENHOR ficava contente com o tipo de atitude que Jesus tomava, de não se preocupar em defender a si mesmo,

MATEUS 12:18-18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo.

Com isso o SENHOR derramava cada vez mais unção sobre ele

Mateus 12:18- porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo


CONCLUSÃO

Irmãos viver cheio do Espirito santo é proposito de Deus para que cada um de nós possa enfrentar a caminhada cristã que nem sempre é fácil.

Cheios do Espirito Santo somos aconselhados em todo tempo;

As posições que assumimos são muito importantes para o cumprimento das promessas de Deus em nós;

Não se preocupe em agradar aos homens, agrade a Deus;

Não se preocupe em defender a sua causa, entregue nas mãos de Deus que o faz muito melhor que nós.


0 comentários:

Postar um comentário