quarta-feira, 18 de outubro de 2017



I-INTRODUÇÃO

JOSUÉ 8:1-8-1 Então disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, levanta-te, e sobe a Ai. Olha que te entreguei na tua mão o rei de Ai, o seu povo, a sua cidade e a sua terra.

2 Farás pois a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó e a seu rei; salvo que para vós tomareis os seus despojos, e o seu gado. Põe emboscadas à cidade, por detrás dela.

3 Então Josué levantou-se, com toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite.

4 E deu-lhes ordem, dizendo: Ponde-vos de emboscada contra a cidade, por detrás dela; não vos distancieis muito da cidade, mas estai todos vós apercebidos.

5 Mas eu e todo o povo que está comigo nos aproximaremos da cidade; e quando eles nos saírem ao encontro, como dantes, fugiremos diante deles.

6 E eles sairão atrás de nós, até que os tenhamos afastado da cidade, pois dirão: Fogem diante de nós como dantes. Assim fugiremos diante deles;

7 e vós saireis da emboscada, e tomareis a cidade, porque o Senhor vosso Deus vo-la entregará nas mãos.

8 Logo que tiverdes tomado a cidade, pôr-lhe-eis fogo, fazendo conforme a palavra do Senhor; olhai que vo-lo tenho mandado.

Para entender um pouco a situação, vamos voltar alguns momentos antes desse na história de Josué.
Josué havia sido derrotado em Ai, pois tinha mandado seus homens a guerra contra o povo de Ai,  sem a consulta a Deus, nesta guerra  perdeu alguns homens e seu exercito de quase 3.000 pessoas, saiu humilhado em fuga da cidade que queriam conquistar.

JOSUÉ 7:4-5-4 Assim, subiram lá do povo cerca de três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.

5 E os homens de Ai mataram deles cerca de trinta e seis e, havendo-os perseguido desde a porta até Sebarim, bateram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

O que é mais intrigante nesta situação é que  pouco tempo antes este mesmo exército havia tomado a cidade de Jericó, que era uma cidade das mais fortificadas, e mais difíceis de penetrar, e com os homens de guerra mais experientes em batalha.

JOSUÉ 6:1-2- 1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.

Veja que os soldados de Jericó eram chamados por Deus de homens valorosos, ou seja, homens de valor em combate.

Sabemos pela Palavra de Deus  que a derrota diante de Ai acontece pelo descuido de não se consultar a Deus, e principalmente pelo pecado que havia no meio de Israel, com a desobediência de Acã que pegou despojos de Jericó, o qual havia sido recomendado que não fizessem.

Ao saber disso Josué então julgou a Acã, e tomou as providencias necessárias para eliminar esta desobediência, com isto diz a Palavra que o SENHOR retirou de sobre Israel o seu furor.

JOSUÉ 7:26-26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até o dia de hoje. E o Senhor se apartou do ardor da sua ira. Por isso se chama aquele lugar até hoje o vale de Acor.

Diante desta atitude de Josué e do povo de Deus,  o SENHOR toma a iniciativa de se apresentar diante de Josué declara que vai lhe entregar a cidade de Aí.

O pacto de Deus com o povo de Israel na nova terra, para um novo relacionamento, não mais aquele do Egito, não mais aquele do deserto, mas o novo relacionamento exige que:


II- QUANDO VIVEMOS DIANTE DE DEUS EM OBEDIENCIA E SANTIDADE VIVEMOS EM PAZ

.

Havia no meio do povo de Deus pecado, coisas condenadas, ou seja impureza, o próprio SENHOR mostra isso a Josué, o que faz com que a nação não consiga vencer os inimigos.

JOSUÉ 7:13-13 Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.

Josué tinha que eliminar a falta de santidade do meio da nação para poder a estar em vitória diante do inimigo, foi o que Josué fez, ao saber do pecado de Acã, foi até Acã e eliminou toda a maldição de diante daquele lugar.

Irmãos sem santidade não há como vencer, precisamos ser radicais nisso, apartar de nós aquilo que nos tira a santidade, veja que a orientação era de que aquilo que trazia a maldição de Isael, fosse eliminado.

JOSUÉ 7:15-15 E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel.

Quando Josué eliminou  maldição, a falta de santidade, imediatamente ouviu-se a voz do SENHOR, DIZENDO A Josué que lhe entregaria a vitória.

JOSUÉ 8:1- Então disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, levanta-te, e sobe a Ai. Olha que te entreguei na tua mão o rei de Ai, o seu povo, a sua cidade e a sua terra

O pecado deve sempre ser combatido, e retirado de nossa vida, mesmo que seja penoso, dolorido, quando agimos assim com fidelidade no trato do pecado, na busca da santidade, o SENHOR nos dá a vitória.

Não podemos deixar de confessar os nossos pecados, veja que Josué não esconde nada, mas além de identificar o pecado colocou publicamente diante do SENHOR

JOSUÉ 7:23- 23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.

Quando isso foi feio o SENHOR o abençoa garantindo que ELE nem o povo de Deus deveriam se atemorizar, nem se perturbar. Tudo isso porque o pecado não foi nem tolerado, nem aceito mais confessado e o SENHOR perdoa seu povo.

I JOÃO 1:9-9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

A obediência a orientação, aos mandamentos, aos ensinamentos de Deus é que nos levarão as conquistas, as vitórias e viver debaixo da graça de Deus.

DEUTERONOMIO 11: 1,8- 1 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, os seus estatutos, os seus preceitos e os seus mandamentos, por todos os dias.
8 Guardareis, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra a que estais passando para a possuirdes;

III- PARA CADA SITUAÇÃO HÁ UMA DIREÇÃO DE DEUS, POR ISSO PRECISAMOS VIVER CONSTANTEMENTE DEBAIXO DO GOVERNO DE DEUS.

JOSUÉ 8:2-2 Farás pois a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó e a seu rei; salvo que para vós tomareis os seus despojos, e o seu gado. Põe emboscadas à cidade, por detrás dela.

Veja que o SENHOR mostra a Josué que ele iria conquistar a cidade como havia conquistado a Jericó, porém a maneira como isso iria acontecer seria diferente.

Em Jericó eles rodearam a cidade por sete dias e no sétimo dia tocariam a trombeta e clamariam em alta voz e as muralhas cairiam.

Já em Aí, a situação era a mesma uma cidade que precisava ser conquistada, uma cidade com guerreiros, mas agora não era mais para apenas rodear a cidade e clamar, mas era para enfrentar aos seus moradores, e com estratégia de guerra, como veremos em

JOSUÉ 8:2b – “...Porás emboscadas na cidade por detrás dela.”

Veja que agora eles teriam que partir para luta, mas com uma estratégia emboscando os inimigos .
Foi o que eles fizeram e conseguiram eliminar seus inimigos mostrando que quando Deus dá instruções e estas são seguidas a vitória é certa, o problema hoje é que não estamos permitindo que o SENHOR governe a nossa vida, queremos fazer as coisas como entendemos e preferimos, e as vezes para dar espiritualidade a esta direção, pinçamos alguns versículos, algumas Palavras ditas em uma ministração e afirmamos que é a direção de Deus. Porém se percebe que as ordens de Deus são claras, o SENHOR disse a Josué exatamente o que fazer ( emboscadas por detrás delas)

Quando não nos submetemos ao governo de Deus, nem mesmo a nossa oração é aceita

PROVERBIOS 28:9-9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é
abominável.

Quando decidimos não dar ouvidos a orientação de Deus, Deus  desvia seus ouvidos de ouvir a oração do homem! Deus recusa ouvir  aquele que recusa ouvir a Deus!

Cuidado com isso pois nem mesmo seu louvor, seu sacrifício é aceito por Deus, quando não seguimos suas orientações

ISAIAS 1:13-15-13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembleias ... não posso suportar a iniquidade e o ajuntamento solene!

14 As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.

15 Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

IV- MESMO NO MEIO DA BATALHA, ESTEJA ATENTO A VOZ DE DEUS

JOSUÉ 8:2-4-2 Farás pois a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó e a seu rei; salvo que para vós tomareis os seus despojos, e o seu gado. Põe emboscadas à cidade, por detrás dela.

3 Então Josué levantou-se, com toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite.

4 E deu-lhes ordem, dizendo: Ponde-vos de emboscada contra a cidade, por detrás dela; não vos distancieis muito da cidade, mas estai todos vós apercebidos.

Veja que Josué ouviu a direção inicial de Deus, preparou seus homens como havia sido ordenado e dai por diante poderia pensar não ser mais necessário estar atento a voz de Deus, mas não no meio da batalha, da luta, com todos os problemas que uma guerra traz, o SENHOR se manifesta a Josué que ouve e obedece.

JOSUÉ 8:18-18 Então o Senhor disse a Josué: Estende para Ai a lança que tens na mão; porque eu te entregarei. E Josué estendeu para a cidade a lança que estava na sua mão.

Irmãos no meio da luta, por mais árdua que ela seja, por mais envolvimento em que você esteja com ela, nunca deixe de estar atento a voz de Deus, devemos  andar de continuo atento a sua  voz e a sua orientação, mesmo nos momentos mais tensos da vida. ELE sempre  manifesta para mostrar que está conosco nos dirigindo em tudo.


V-O SENHOR MOSTRA A JOSUÉ, QUE MESMO NOS USANDO PARA VENCER A SITUAÇÃO, NOSSA FORÇA E NOSSO CONHECIMENTO, TUDO O QUE CONSEGUIMOS E PELA FÉ

JOSUÉ 8:18- JOSUÉ 8:18-18 Então o Senhor disse a Josué: Estende para Ai a lança que tens na mão; porque eu te entregarei. E Josué estendeu para a cidade a lança que estava na sua mão.

Veja que o SENHOR mostrou estende a tua lança para a cidade porque eu a entregarei na tua mão.
Veja que militarmente levantar a lança não significava nenhum poder bélico especial, mas sim a confiança em Deus, a fé em Deus, que tinha certeza que aquilo que o SENHOR dissera ia se cumprir, mostrando que mesmo lutando, se esforçando cria que Deus era aquele que lhe daria a vitória.

Amados assim acontece conosco, todo o nosso sucesso, nossas conquistas advém de nosso esforço e dedicação, mas acima de tudo na obediência e a fé em Cristo.

CONCLUSÃO

Aprendemos aqui nesta noite que:

a)    Sem santidade e obediência não há condições de vencer nossos inimigos, pois toda vitória vem de Deus e a palavra de Deus mostra que sem santidade ninguém vera a Deus ( )
b)    Pra cada situação há uma direção, por isso devemos estar de continuo debaixo do governo de Deus;
c)    Mesmo no meio da luta esteja atento a voz de Deus;
d)    A tua vitória e consolidada com sua participação, mas ela vem pela fé




0 comentários:

Postar um comentário