quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-             INTRODUÇAO

ROMANOS 12.1-2-1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Irmãos nós temos pregado aqui a importância da fé, ousadia, tomar posse de nossa posição em Cristo Jesus, para alcançar as promessas não apenas no porvir, mas as bênçãos dessa terra em meio as nossas lutas.

E eu sei que há muitos irmãos sinceros que querem isso, mas se acham com pouco poder, para realizar, entendem que precisam de mais tempo, mas na realidade estão enganados.

Eu quero nesta noite mostrar para você, o que Paulo nos ensina para podermos assumir uma vida cristã completa, que está descrita em nos versículos de ROMANOS 12:1-2, que lemos como introdução, que é a RENOVAÇAO DA MENTE POR PARTE DOS CRISTÃOS QUE NASCEM DE NOVO.

Paulo estava falando aqui aos crentes romanos, homens que haviam nascido de novo, que receberam o Espirito Santo quando creram, veja o que diz

ROMANOS 1:6-7- 6 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo;

7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Paulo fala aos crentes de Roma como nos mostra os versículos 6 e 7, “chamados para serdes de Jesus Cristo “, “amados de Deus” e “chamados para serdes santos”, eram pessoas salvas, mas mesmo assim, Paulo lhes diz que ELES precisavam de uma renovação da mente.

Paulo nos ensina que podemos estar na igreja, salvos, mas não conseguimos experimentar as experiências sobrenaturais de Deus, porque não renovamos a nossa mente.

P) Muitos dirão mas o aceitar a Jesus, o nascer de novo, não faz tudo novo?

Na realidade o novo nascimento é uma experiência espiritual, ou seja quando nascemos de novo, o nosso espirito humano foi recriado, mas a nossa mente não, nós precisamos renová-la, transformá-la, caso contrário temos a Palavra de fé, as promessas, mas a mente continua sendo uma barreira.

Quantas impossibilidades trazemos ainda conosco mesmo depois de convertidos? Quantos pensamentos errados trazemos a nosso coração ainda depois de convertidos? Isto é uma prova que estamos pensando com a mente antiga, que precisa ser trabalhada, renovada.

E isso é feito por uma decisão nossa, não é automático, somos nós que temos que iniciar esse processo, veja que diz ROMANOS 12:

v.1) Apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo;
v.2) Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos;

Percebeu como não é automático que a mente seja transformada.

Esse é o problema de muitos irmãos que: entregaram sua vida para Jesus, estão constantemente dentro da Igreja, lutam para alcançar suas vitórias, mas encontram muitas dificuldades, porque a nossa mente não renovada só enxerga limitações e dificuldades, ou seja, a pessoa age ainda baseada na mente antes da renovação, a mesma que tinha quando não era salvo que é uma mente limitada.

Temos que tomar a iniciativa de renovar a nossa mente é o que a Palavra de Deus nos orienta.
Seja qual for a formação familiar que você teve, a vida passada que você levou até encontrar a Jesus, a vida espiritual que você teve até aqui, não importa sua mente tem que ser renovada e ninguém mais pode fazê-lo só você.



II-            COMO POSSO COMEÇAR ESTE PROCESSO DE RENOVAÇAO DA MINHA MENTE?

Muitos podem estar se perguntando: mas o que é esse renovar de mente. Já citei em outras mensagens que renovar a nossa mente, significa ter a mente de Cristo, pensar como Jesus pensou, falar e agir como Jesus agiu e falou.

Paulo quando se converteu, tinha uma mente tomada por conceitos religiosos, formas de pensar e enxergar as coisas baseado no que ele havia adquirido em seus antigos relacionamentos e muitos anos de estudo. Era necessário que sua maneira de pensar e enxergar o mundo fosse mudada para os conceitos do cristianismo e o que aconteceu?

Quando Jesus apareceu a ele, do meio de uma luz, no caminho de Damasco, Paulo ficou cego durante três dias, para que ele parasse por um tempo, entendesse o que aconteceu na estrada de Damasco e estivesse apto para receber as orientações de Ananias, Paulo não podia mais continuar a se dirigir pelos seus pensamentos como eram antes deste encontro.

Passado o encontro com Ananias, Paulo foi até os apóstolos para mostrar sua conversão, depois foi para o deserto, guiado pelo Espirito de Deus, para ser preparado e lá ficou por 3 anos, sendo trabalhado pelo Espirito Santo de Deus.

GALATAS 1:16-18- 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,

17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.

Veja que coisa interessante a Palavra diz que ele não consultou carne nem sangue, ou seja a Palavra de Deus foi a responsável pela sua transformação de mente.

Nossas mentes devem ser renovadas pela Palavra de Deus. Pela leitura e meditação na Palavra de Deus, pelo ensino dos mestres na igreja que pregam a Palavra de Deus e pela aplicação desses conceitos ao meu dia—a –dia, esmagando meu ego. Passamos a agir fortalecidos no nosso homem interior, mas com a mente do homem exterior dominada pela Palavra e a revelação de Deus.

ESSA TRANSFORMAÇÃO DA MENTE DE PAULO é claramente notada em sua declaração dele EM DOIS MOMENTOS

Veja como Paulo se enxergava antes da renovação da sua mente

FILIPENSES 2: 4-6- 4-Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu:

5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;

6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.

Veja como Paulo se enxergava depois da renovação da mente
FILIPENSES 2: 7-14 – 7- Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;
8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,
9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,
11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
O que acontece normalmente com os irmãos que aceitam a Jesus, elas têm um encontro com a fé, entram em uma igreja, mas não são ensinadas ou não renovam a sua mente, não substituem os pensamentos antigos pelos conceitos de fé, da Palavra de Deus, resistindo a estas mudanças acabam não vivendo a vitória de Deus em suas vidas.

Mudar a forma da nossa mente entender as coisas, depende muito do que eu a alimento, eu preciso alimentar mais a minha mente com as coisas de Deus, a Palavra de Deus, o convívio com a obra e a igreja do que com as coisas do mundo.

Veja o que diz o SALMOS 1:1-2- 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.

Se você continuar enchendo sua mente com maior tempo das coisas do mundo, sua mente continuará te impedindo de conquistar maiores experiências com Deus, mas se você gastar mais do seu tempo com a Palavra, com a Igreja, com as coisas do reino, você será transformado, começará a pensar como Cristo, a falar como Cristo e a realizar as coisas que ELE realizou.

JOÃO 14:11-14 -  Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;

13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.

Se envolva com a Palavra de Deus, com estudos da Palavra de Deus, com a igreja, com os irmãos da igreja, com o trabalho do reino, você estará enchendo a sua mente da Palavra de Deus, e esta renovação de mente te levará ao melhor caminho.
III-           MAS AS COISAS ESPIRITUAIS SÃO DIFICEIS DE ENTENDER!!!

No início da caminhada, ou quando a pessoa que ainda não entregou-se ao processo de renovação da mente, escutam uma verdade bíblica e normalmente não a entendem imediatamente.

Porque as coisas espirituais se entendem espiritualmente.

I CORINTIOS 2: 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Precisamos da mente renovada, da mente cheia da Palavra de Deus e da revelação do Espirito Santo para que possamos entender as coisas em sua totalidade. A medida que nos envolvemos mais com as coisas de Deus, vamos começando a entender melhor as coisas, suas causas, suas consequências e o melhor modo de enfrenta-los.

O alimento, a força, a estratégia vencedora, vem quando nos alimentamos da Palavra. A Palavra de Deus é o alimento que edifica o espírito do homem. A Palavra de Deus ó o alimento que fortalece o nosso espírito e nos dá confiança e segurança.

MATEUS 4:4- 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

O corpo, ou o homem exterior, ou o homem físico, crê no que os seus olhos veem, ou no que os seus ouvidos ouvem, ou no que os seus sentidos físicos lhe informam, mas crer de verdade é crer com o coração é crer com o espírito, com o homem interior, crer a despeito de qualquer coisa que nosso corpo ou sentidos físicos nos informam.

Sua fé não depende das informações dos sentidos naturais, ela depende da Palavra de Deus.

Por isso a importância de se encher das coisas de DEUS para enxergar a situação de forma diferente.

PROVERBIOS 3:5- 5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Isso só acontece quando a minha mente está cheia das coisas de Deus.

IV-          VOCE PODE ALCANÇAR TUDO O QUE NECESSITA PARA VIVER ABUNDAMENTE, PORQUE SE TORNOU NOVA CRIATURA

II CORINTIOS 5:17- 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Ser uma nova criatura nos garante a redenção de tudo que era contra nós o domínio do mundo, do inimigo, de Satanás sobre sua vida terminou no momento em que você nasceu de novo. Veja o que diz:

EFÉSIOS 1.7,8 7 No qual temos a REDENÇÃO [em Cristo], PELO SEU SANGUE, a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça,
8 Que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,

Diz que cada um de nós que aceitou a Jesus tem a redenção... (Ef 1.7).

Quem tem a redenção foi redimido, a pergunta é você entende de quem e de quê?

Muitas pessoas sabem que fomos redimidos do pecado e isso é verdade, mas é apenas parte da verdade.

Fomos redimidos do poder de Satanás que perdeu o domínio sobre sua vida no momento em que você se tornou uma nova criatura.

Fomos redimidos da maldição da lei

GALATAS 3:13- 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
A maldição da lei era a consequência de uma vida longe dos ensinamentos do SENHOR, estão claras no pentateuco, mais especificamente em DEUTERONOMIO 28:15-68, passagem da qual nos mostra que estaríamos sujeitos a derrota, a miséria, as dificuldades físicas, a mercê dos inimigos e por último a morte espiritual.
DEUTERONOMIO 28:15- 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
Paulo no entanto nos mostra que quando aceitamos a Jesus ELE nos resgatou de tudo isso e nos deu o poder de Deus sobre nós para realizar.
EFÉSIOS 2:10-10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Fomos criados para operar as boas obras, para andar no meio delas, não é algo esporádico, mas constante, quanto mais você entende, aprende e pratica isso, mais você vai viver no meio das maravilhas de Deus.

Pessoas que não compreendem esta verdade espiritual pinçam trechos da Bíblia, sem a devida interpretação e mostram que homens de Deus, não conseguiram deixar de passar por essas derrotas.

Um dos usados é Jó, e quando se lê superficialmente a gente acha que tá certo que cristão pode viver a vida inteira na derrota, no sofrimento, etc.

Mas precisamos entender a passagem como ela é Jó teve um momento assim, mas não viveu assim o tempo inteiro, pelo contrário perdeu tudo e depois recuperou muito além do que tinha perdido.

JO 42: 12-17- E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.

13 Também teve sete filhos e três filhas.

14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

16 Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração.

17 Então morreu Jó, velho e cheio de dias.

Esquecem que Jó estava em cativeiro de Satanás, permitido por Deus é verdade, mas estava cativo, não como eu e vocês somos declarados livres pelo novo nascimento e pela Palavra de Deus.

Mas onde diz isso, você pode estar se perguntando, se Jó todos lembram que era um homem íntegro e reto, que amava a Deus?

Não sou eu que digo é a Palavra de Deus, que mostra Jó cativo de Satanás, por permissão de Deus não por pecado.

JÓ 42:10- 10 O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.
Quando Jesus nos resgatou da maldição da lei, ELE mesmo garantiu que a benção de Abraão se estenderia a todos nós, não judeus.
GALATAS 3:14- 14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.
E o que é a benção de Abraão?
Deus fez algumas promessas a Abraão, veja:
1.    E far-te-ei uma grande nação...” Gênesis 12.2 – Fala em crescimento de um povo, uma nação abençoada
2.    “... e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome...” Gênesis 12.2 Fala em bênçãos sobre a sua vida, mesmo diante de lutas.
3.     “... e tu serás uma bênção.” Gênesis 12.2 – Fala que nos tornamos uma benção, aonde estivermos ali estará a benção.
4.    “E abençoarei os que te abençoarem...” Gênesis 12.3 – Fala em sermos bênçãos na vida de outras pessoas

5.    “... e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem...” Gênesis 12.3 – Fala que seremos protegidos de tudo o que o mal tramar contra nós
.
Tem gente que não entende isso, como Jesus quer que sejamos felizes, abençoados em todas as áreas de nossa vida.

III JOÃO 2- 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.

Veja que não era apenas para Abraão mas para todos os crentes.

CONCLUSÃO

Querido o que aprendemos aqui hoje é que precisamos renovar a nossa mente, assumir os ensinamentos de Deus para a nossa vida, para vivermos as promessas de Deus em nós.

Isto não significa que não teremos lutas, que algumas batalhas serão difíceis, mas significa que o resultado final é benção sobre a nossa vida.

Para tanto é preciso renovar a nossa mente e perceber as promessas de Deus para nós, uma das quais lemos em:

JEREMIAS 29:11- 11 Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.


0 comentários:

Postar um comentário