quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-INTRODUÇAO

JUIZES 6:11-15-11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.
12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

Gideão Era um juedu que vivia escondido nas montanhas em virtude dos constantes ataques dos midianitas sobre Israel. Os mididianitas de tempos em tempos saqueavam toda a nação de Israel, tanto que Gideão malhava seu trigo em um lagar, que era um buraco em uma rocha, para se preparar o vinho e não para malhar o trigo.
Não apenas o medo tomara conta dele, mas também sua fé estava abalada, achando que o SENHOR os tinha abandonado.
JOSUÉ 6:13-13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.

Um homem cheio de medo, com sua fé abalada, mas o SENHOR se agradou de Gideão, e foi até ele, mostrar que ele seria usado como o grande libertador de Israel.

JUIZES 6:12-12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
P) O que o SENHOR viu em Gideão, para escolhe-lo? O que chamou a atenção de Deus em Gideão?
Nós vamos ver algumas coisas que chamaram a atenção de Deus em Gideão!
Mostrando que o SENHOR vê profundamente as nossas atitudes
II- GIDEÃO LUTAVA  E NÃO SE ENTREGAVA
O versículo 11 diz que ele malhava o trigo no lagar (lugar da preparação do vinho)
Normalmente a gente vê apenas uma atitude de medo, de fraqueza espiritual, mas observando cuidadosamente o texto a gente percebe que Gideão não se entregou, não deixou de lutar, de trabalhar, para se manter e manter sua família.
Ele não tinha condição de debulhar o trigo no campo mas ele o levava até o lagar, os escondia dos inimigos e trabalhava em meio a crise, a guerra, não se isolou, não reclamou das condições de trabalho, não deixou de se esforçar diariamente pela sua sobrevivência e pela sobrevivência de sua família.
Quantos de nós já parou de lutar por algo que é seu, que Deus lhe deu, pelas promesas a serem possuídas, porque a luta é difícil.
Os midianitas eram cruéis o povo de Israel sofreu duramente por muito tempo com esse domínio.
Cada vez que Israel semeava, cuidava das plantações, vinham os midianitas, acampavam, e destruíam o produto da terra, ovelhas, bois, jumentos, deixavam o povo na miséria total.
Os midianitas eram tantos que pareciam gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir
JUIZES 6:3-6- Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente;
4 e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir.

6 Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
Esconder o trigo, malhar no lagar colocava a sua vida em risco, pois os inimigos não só matavam pessoas, mas também animais e plantações e, caso o pegassem em flagrante, a morte seria certa. Mostrando que ele corajosamente se arriscava.

III- GIDEÃO VALORIZOU O QUE TINHA CONSEGUIDO
Veja que a plantação era sua, a colheita era sua, mesmo que não fosse grande como ele esperava já que o inimigo no ataque tinha destruído boa parte da colheita, mesmo assim ele não abriu mão, guardou para si.
Quantas pessoas que as vezes perdem alguma coisa e ao invés de valorizar o que tem caem no desanimo, na murmuração, Gideão não valorizou o que tinha alcançado, sabe que a Palavra de Deus mostra que quem valoriza aquilo que tem  e é fiel a Deus por isso, será muito abençoado.
A Palavra de Deus nos orienta a não desprezar as pequenas coisas
ZACARIAS 4:10-10 Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra.
A Palavra de Deus diz que devemos dar graças em tudo
I TESSALONICENSES 5:18-18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Eu sei que você pode não ter chegado até onde desejava, mas glorifique a Deus por onde você chegou, que com certeza mais adiante você será abençoado no muito que tem buscado.
Pela fé esteja contente no pequeno começo de sua caminhada em busca daquilo que você deseja, a gratidão é uma semente que dará uma colheira abundante, semeie com fé agradecendo a deus pelo que você tem.
Aquele que começou a boa obra, que permitiu que você tivesse este pouco, concluirá a obra em você
FILIPENSES 1: 6 tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,
Há única exigência e nos mantermos firmes na fé
HEBREUS 3: 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.
IV- GIDEÃO RECLAMOU A DEUS SUAS PROMESSAS
JUIZES 6:13- 13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
O anjo do SENHOR é descrito por toda a Palavra de Deus como uma aparição visível de Jesus Cristo, tanto que gideão o chama de SENHOR MEU, diante de Jesus, Gideão disse que queria ver as promessas do pvo naquele momento.
Foi sincero com Deus e não desrespeitoso, ou murmurador, apenas expressava o que estav sentindo, mas o interessante é que em meio aquela luta ELE não se esquecia, que havia promessas sobre ele e as buscava em Deus.
Conclusão
Algumas atitudes de Gideão tais como: Lutar e não desistir, de valorizar aonde tinha chegado se fosse muito ou pouco fez com que Gideão com um exército de 300 homens derrotasse o exercito dos midianitas.
Agora eu entendo porque o SENHOR o chamou de varão valoroso, mesmo num quadro de medo, porque na realidade Gideão era assim.



0 comentários:

Postar um comentário