quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-INTRODUÇÃO

SALMO 113.7-8: Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.

O Texto fala de gente que enfrenta uma vida muito dura, com dificuldades imensas, há ponto do salmista mostrar que seu habitat era o pó e o lixo.

Isto talvez não seja a situação financeira de ninguém aqui, mas pode ser a situação emocional, profissional de algumas pessoas que tem habitado os lugares de maior dificuldade

Neste salmo se usa a figura de estar jogado no pó do chão ou largado no monte de lixo como ilustrações da situação de desespero, abandono e desvalorização que muitos seres humanos enfrentam.

Porém o que o salmo nos revela, o que precisamos aprender quando enfrentamos esta situação é que:

II-  ESTA SITUAÇÃO NÃO PODE TE ENFRAQUECER PORQUE DEUS, QUE CUIDA DE SUA VIDA É MUITO MAIOR QUE ELA

SALMOS 113:4 Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus.

O Salmista está mostrando que mesmo em momentos que estejamos jogados na maior dificuldade, na necessidade não suprida, podemos manter a confiança porque Deus é muito maior que os poderes que te levaram a chegar a uma situação como esta.

Quando ELE fala que ele está acima de todas as nações, mostra que ELE tem o poder acima de todas as forças que controlam a vida das pessoas.

E no momento certo ELE vem em tua direção, para mudar esta história.

SALMOS 113:5-6- 5 Quem é semelhante ao Senhor nosso Deus, que tem o seu assento nas alturas,
6 que se inclina para ver o que está no céu e na terra?

Veja que o texto fala que em determinado momento, no momento certo, no seu momento ELE se inclina sobre a terra, isto quer dizer que Ele vem com a intenção de intervir nas vidas das pessoas em benefício delas.

III - O SENHOR INTERVÉM PARA TE TIRAR DESTA SITUAÇÃO

SALMOS 113: 7 Ele levanta do pó o pobre, e do monturo ergue o necessitado,

Veja que ao se inclinar sobre a tua situação, ELE age, para te tirar de uma situação que parece estabelecida, encerrada, para levantá-lo e não apenas levanta-lO, para deixa-lo numa vida mais ou menos, mas para exalta-lo a uma posição muito melhor do que ele se encontrava.

SALMOS 113:8-9- para o fazer sentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.
9 Ele faz com que a mulher estéril habite em família, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.

Veja que ele faz uma mudança e te coloca entre as pessoas mais importantes, os lugares mais importantes, nunca se esquecendo que são pessoas que vieram do pó e do lixo.
A Palavra de Deus mostra que boa parte do povo de Deus veio desta situação para o SENHOR

I CORINTIOS 1:26-28-26 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. Nem muitos os nobres que são chamados.
27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;

Paulo nos faz lembrar que para o mundo nós éramos “insignificantes, desprezados e nada”, mas ainda assim Ele nos escolheu e nos fez Seu Povo, e nos fez confundir as fortes, reduzir a nada aqueles que estavam no controle da situação.

Mas muitas vezes nós impedimos o agir de Deus e seus objetivos em nós, através de vários posicionamentos incrédulos, e errados, que são:

a)           FALTA DE DISPOSIÇÃO DE REMOVER TUDO O QUE ESTÁ ERRADO EM NÓS

ISAIAS 1:16,19-16 Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
19 Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;

O grande impedimento para receber as respostas, de comer o bem desta terra, são as atitudes que mantemos ainda em nós e que contrariam a vontade de Deus, ou seja desobediência, pecado (expresso em falta de fé, de murmuração, de falta de santidade, de falta de testemunho, de coisas que precisam ser arrumadas e ainda não foram)
Tanto que ELE DIZ para que estas coisas sejam removidas de nós, lavadas de nossa vida de uma vez por todas.

Quantas coisas você não concorda com a Palavra de Deus e continua praticando?

E hora de se submeter para conquistar, mas depende de você.

ISAIAS 1:19-19 Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;

b)           FALTA DE VONTADE DE APRENDER A FAZER O CERTO

ISAIAS 1:17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.

O SENHOR mostra que pessoas que não aprendem apesar de todo tempo, de todo o ensino, e não põem em pratica o que aprenderam jamais estarão sentados junto aos príncipes e continuarão experimentando a derrota.

ISAIAS 1:20-20 mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse.

c)           FALTA DE LOUVOR

SALMOS 113:3- 3 Desde o nascimento do sol até o seu ocaso, há de ser louvado o nome do Senhor.

Veja que o salmista mostra que em toda a duração do dia o SENHOR deve ser louvado, isto significa que em todo tempo o SENHOR deve ser louvado independente de mina situação.

Quantos não deixam de louvar ao SENHOR todo o dia?

Quantos só o louvam quando tudo dá certo?

Quantos além de não louvar ainda demonstram incredulidade quanto ao que sua Palavra diz, porque ainda não receberam, achando que desta forma vão convencer a Deus a realizar mais depressa o que necessitam.

Amados o louvor, o sacrifício de louvor, são como a própria Palavra diz “fruto de lábios que confessam o nome do Senhor Jesus (HEBREUS 13:15).

Adorar a Deus é confessar sua glória, seu poder, sua magnificência, não importando o que ELE fez ou deixou de fazer, é adora-lo pelo que ele é. E quando adoramos assim ELE se move sobre nós.

Um exemplo disso Paulo e Silas em suas viagens missionárias, acabaram um dia deparando com uma mulher com espirito maligno e a libertaram, seu dono deu queixa deles, que foram levados presos injustamente, por fazer o bem e apanharam muito.

ATOS 13:23-25- E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
24 Ele, tendo recebido tal ordem, os lançou na prisão interior e lhes segurou os pés no tronco.

Mas estes homens eram adoradores e mesmo nesta situação começaram a adorar a Deus

ATOS 13: 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.

O resultado foi um mover espetacular de Deus sobre suas vidas

ATOS 13: 26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.

O que moveu tudo isso?

A promessa de se inclinar sobre a terra e exaltar os fiéis e a adoração de Paulo e Silas em todo tempo.

Deus procura adoradores e quando os acha age, mas ao procurar tem encontrado muitos murmuradores, incrédulos, temperamentais, etc.

CONCLUSÃO:

Creia sempre numa verdade absoluta, o SENHOR está a par de sua situação.

HEBREUS 4:13-13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

E sempre seu objetivo é agir em tua direção

II CRONICAS 16:9=9 Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto procedeste loucamente, pois desde agora haverá guerras contra ti.

Para ter o direito de sentar entre os príncipes, você e eu precisamos em primeiro lugar:

Entregar nossa vida a Cristo; pois príncipes são filhos dos reis e o rei é Jesus e somos transformados em filhos pela sua aceitação

ROMANOS 8: 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;

Deus quer agir na sua vida, mesmo que você esteja na pior condição, mas para isso é preciso:

Retirar tudo que está errado diante da Palavra de Deus

Aprender e fazer o certo

Ser um adorador;



0 comentários:

Postar um comentário