quarta-feira, 18 de outubro de 2017



I-INTRODUÇÃO

JOSUÉ 7:1-10-1 Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.

2 Josué enviou de Jericó alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven ao Oriente de Betel, e disse-lhes: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.

3 Voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, e destruam a Ai. Não fatigues ali a todo o povo, porque os habitantes são poucos.

4 Assim, subiram lá do povo cerca de três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.

5 E os homens de Ai mataram deles cerca de trinta e seis e, havendo-os perseguido desde a porta até Sebarim, bateram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou com o rosto em terra perante a arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.

7 E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão.

8 Ah, Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos?

9 Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome?

10 Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra?

Josué acabara de ter uma grande conquista em Jericó, e começava a tomar a terra prometida como o SENHOR havia prometido.
Neste momento Josué envia espias até a cidade de Ai, próximo a Betel, para continuar a sua conquista da terra prometida.

Os espias foram espiaram a terra e voltaram com um relatório para Josué, deram conselhos a Josué, para que não mobilizasse todos os seus homens de guerra, pois a cidade não era nem tão fortificada nem havia nela muitos guerreiros.

Josué imediatamente acatou a orientação daqueles homens, pois eram seus homens de confiança, e enviou contra a Aí 3.000 soldados para conquistar a cidade.
Mas o resultado desta guerra foi desastroso para o povo de Deus, morreram 36 soldados, e os restantes foram expulsos de Aí, feridos enquanto fugiam, causando uma tremenda humilhação ao povo de Israel.

A pergunta que fica é: “O que aconteceu nesta segunda batalha na terra prometida para causar uma derrota tão grande quanto esta, logo após uma vitória impressionante contra Jericó, alguns dias antes?

A resposta é sempre a mesma, quando percebemos nossos erros e frustrações, diante de tantas promessas de DEUS, que é o “ descuido espiritual.”

COMO NÃO SE DESCUIDAR ESPIRTUALMENTE

II- É PRECISO EM TODO TEMPO BUSCAR A ORIENTAÇÃO DE DEUS

Normalmente começamos a carreira cristã bem, atentos as ordenanças de Deus, consultando a Deus em todos os passos, mas passado algum tempo, normalmente em uma época em que tudo está indo bem, já achamos que podemos caminhar sem tantas preocupações e operações, e tomamos decisões baseados no nosso conhecimento, sentimento, e visão e aí que os problemas começam, pois o SENHOR deseja que a cada momento a gente busque sua direção.

SALMOS 48:14-14 Porque este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte.

O SENHOR QUER NOS GUIAR DIARIAMENTE, DURANTE TODA A NOSSA VIDA, PORTANTO A ORIENTAÇÃO DE DEUS DEVE SER BUSCADA A CADA MOMENTO EM QUE ENFRENTAMOS UMA NOVA SITUAÇÃO

Por um motivo muito simples Ele vê tudo, enxerga mais a fundo do que qualquer humano e conhece de antemão o desfecho das coisas.

Josué seguia esta direção, assim como nós quando iniciamos na vida de fé, O SENHOR depois da morte de Moisés, a cada passo de Josué falava com ele dando orientações.

Orientou Josué para confirmar a entrada na terra prometida

JOSUÉ 1:2-3-2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.

Orientou a Josué como seria a travessia do Jordão

JOSUÉ 3:7-8-7 Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo.

8 Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca do pacto, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, aí parareis.


Orientou ao povo que edificasse um altar depois da travessia do Jordão

JOSUÉ 4:1-3-1 Quando todo o povo acabara de passar o Jordão, falou o Senhor a Josué, dizendo:

2 Tomai dentre o povo doze homens, de cada tribo um homem;

3 e mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar em que estiveram parados os pés dos sacerdotes, doze pedras, levai-as convosco para a outra banda e depositai-as no lugar em que haveis de passar esta noite.

Orientou a Josué que fizesse os filhos de Israel a se circuncidarem, como prova da aliança

JOSUÉ 5:2-3-2 Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze facas de pederneira, e circuncida segunda vez aos filhos de Israel.

3 Então Josué fez facas de pederneira, e circuncidou aos filhos de Israel em Gibeate-Haaralote.

Quando Josué se aproximava de Jericó o SENHOR lhe aparece mostrando que era preciso Josué deixar o SENHORIO de sua vida em Deus

JOSUÉ 5:13-15-13 Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários?

14 Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?

15 Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez:

Diante de Jericó totalmente fechada o SENHOR se manifestou a Josué dando-lhe orientação

JOSUÉ 6:1-5-1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.

3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.

4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:

Você Percebe que o SENHOR estava mostrando a Josué que a cada passo a cada decisão haveria uma orientação nova, e Josué seguiu até o momento da ida a Ai, pois neste caso não houve orientação de como pelejar, o SENHOR não apareceu a Josué para orientar-lhe, Josué não se percebeu disso e achou que poderia agir na sua própria direção e o resultado foi desastrosos.

Havia uma orientação para não se apartar da Palavra de Deus em nenhum momento, seja de dia ou de noite

JOSUÉ 1:8-8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Irmãos começamos bem esperando a orientação de Deus, mas com as vitórias pela submissão e obediência, nos tornamos distraídos e achamos que podemos fazer o que desejarmos, sem orar, sem pedir a direção de Deus, que deseja total dependência DELE, como já havia mostrado a Josué. (JOSUÉ 5:13-15)

Esta foi uma teofania, uma aparição de Cristo, percebida pelo registro da Bíblia em letra maiúscula, tratado como príncipe de Deus e pelo fato de pedir para que Josué tirasse os sapatos porque o lugar que estava era santo.

O fato de tirar os sapatos, mostrava que Josué estava abrindo mão do controle de tudo da sua vida, do povo de Israel e entregando a Deus.

Mas também como muitos de nós, ao caminhar para Ai, o fez na sua própria direção, sem orar, sem esperar a confirmação do Senhor e a derrota veio, meu irmão, precisamos nos render completamente a dependência de Deus se queremos ser vitoriosos.

JEREMIAS 10: 23 Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos.


III- SE A NOSSA FÉ NÃO FOR ALIMENTADA DIARIAMENTE COM A PALAVRA DE DEUS A COMUNHÃO DE DEUS A UNÇÃO DO ESPIRITO, CAIMOS DE PATAMAR NOS TORNANDO INCREDULOS, INSEGUROS

JOSUÉ 7:7-9-7 E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão.

8 Ah, Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos?

9 Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome?

Josué entrou em um desespero, e humilhou-se na presença de Deus, mostrando que mesmo um homem de fé como Josué, quando não vive diariamente alimentando a sua fé na presença de Deus, se torna amedrontado e inseguro.

Josué acabara de ver o SENHOR abrir o Jordão para que o povo passasse em seco e depois derrotar a extremamente fechada Jericó, apenas com louvor e pela fé, sem perder nenhum dos seus homens, mas agora demonstrava a fragilidade daquele que constantemente não busca a presença de Deus.

Ele estava reclamando com Deus querendo dizer que seriam destruídos, a ponto dizer que não deveriam ter passado o Jordão.
Falava ainda que os cananeus iriam destruí-los, e dizia para Deus o que se faria do grande nome de Deus.

Uma atitude descontrolada diante do altíssimo, porque em determinado momento achou que o nível espiritual que vivia não necessitava de mais orientação de Deus.

IV- SE BUSCARMOS A DEUS ORIENTAÇÃO ELES NOS MOSTRARA O QUE FOR PRECISO

JOSUE 7:5-6-5 E os homens de Ai mataram deles cerca de trinta e seis e, havendo-os perseguido desde a porta até Sebarim, bateram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou com o rosto em terra perante a arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.


Veja que depois da derrota onde 36 vidas morreram e muitos voltaram feridos e humilhados, Josué entra na presença de Deus com humilhação, clamor e intercessão coletiva, que bom que esta posição foi adotada, antes arde do que nunca, mas se fosse tomada antes 36 vidas teriam sido poupadas, isto porque quando Josué questionou o porquê de tudo isso o SENHOR

E o SENHOR imediatamente revelou o que estava errado

JOSUÉ 7:10-11-10 Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra?

11 Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem.


SE Ele tivesse consultado o SENHOR antes de Ai, o SENHOR lhe mostraria que eles não venceriam porque o SENHOR não pode abençoar o pecado

JOSUÉ 7:12-12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos, viraram as costas diante deles, porquanto se fizeram anátema. Não serei mais convosco, se não destruirdes o anátema do meio de vós.

VI- O PECADO OCULTO É UM PROBLEMA SERIO DEMAIS

Por causa de Acã, todo o povo de Israel sofreu.

Mas, por que isto aconteceu, do SENHOR castigar todo o povo, se foi apenas Acã que pecou?

Acã não era responsável pelo seu próprio pecado? Por que castigar Israel?

A ira de Deus caiu sobre a congregação por causa do pecado não tratado no meio do povo.

Mas, será que não foi um exagero o que aconteceu com o povo por causa de Acã? Por que todo o povo foi castigado?

Porque a igreja de Cristo é uma unidade. Deus não trata a igreja como indivíduos, mas como um corpo orgânico. Era uma ação coletiva o povo subindo para conquistar a terra para todos não um ato individual;

Assim como uma gripe afeta todo o corpo, também um pecado não tratado no meio da igreja trará a ira de Deus sobre toda a igreja.

Cada vez que o pecado dentro da igreja é negligenciado,

Deus não abençoará a igreja, uma vez que ela está sendo infiel em não usar a disciplina para corrigir o mal dentro de si mesma. Isso não é nenhum exagero o que estou dizendo. É a Bíblia que está falando. 

VII- CONCLUSÃO

Irmãos Josué era um homem de Deus, que também era sujeito as mesmas fraquezas que eu e você, os mesmos descuidos que podemos assumir e com isso sofrer, ser derrotado.

Por isso a Palavra de Deus é tão maravilhosa, pois nos mostra as coisas com elas realmente são.

Com Josué aprendemos que:

Precisamos sempre, a cada passo buscar a orientação de Deus, o fato de tudo estar indo muito bem em nossas vidas, não significa que não precisamos desta orientação.

Se buscarmos sua orientação ele esclarece, dá a estratégia mostra o que está errado.

Mas é preciso que esta busca seja diária, a cada decisão.

E o pecado oculto acarreta muitos problemas para nós e para quem está ao nosso redor.




0 comentários:

Postar um comentário