quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I- INTRODUÇÃO
MARCOS 5:21-24-21 Tendo Jesus passado de novo no barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava à beira do mar.
22 Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés.
23 e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.
24 Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
O texto fala de Jairo uma das principais autoridade religiosas da região, que se aproxima de Jesus, num momento muito dificil de sua vida, sua filha estava em casa demasiadamente enferma, veja que no texto ele diz a Jesus: “ que sua filha estava nas ultimas”
Mas graças a atitude Jairo a gente vê que Jesus o seguiu e a situação que Jairo enfrentava e sua familia foi transformada pelo poder de Deus que se manifestou naquela casa.
Irmão você pode também fazer com que o poder de Deus se manifesta na tua casa, na tua familia, no teu emprego, no teu casamento, na mudança na vida de teus filhos, etc.
Mas para isso você precisa seguir as atitudes de Jairo, pensar como Jairo pensou, agir como Jairo agiu.

I – VOCE PRECISA TER CONSCIENCIA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO

MARCOS 5:23a-23 e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas

Veja que Jairo tinha a noção exata daquilo que estava acontecendo, que a situação era grave, que a menina estava morrendo.

Ele entendeu o momento e percebeu que sozinho não conseguiria reolver a situação e foi atrás da ajuda de Jesus, interessante ´e que esse encontro com Jesus poderia ter acontecido em outros tempos, quando tudo estava normal, a saude de sua filha estva normal, mas só aconteceu, quando ele se deu conta da gravidade da situação.

Irmãos a gente para conseguir resolver nossos problemas, salvar aquilo que está perecendo, nos precisamos ter consciencia plena do problema.

Precisamos perceber o mal que está rodando a nossa casa, os nossos entes queridos, nossos sosnhos, a nós mesmos e tomar atitudes para impedi-los de conseguir se estabelecer.

Muitos dos poblemas que aumentam e não se resolvem é porque as pessoas que podem mudar esta situação estão indiferentes ao real sentido delas, do perigo que estão enfrentando.

É preciso ir muito mais fundo do que aquilo que é aparnte para perceber a gravidade da situação.

É Pensar porque isto está acontecendo?

O que levou a isso?

Nada começa de uma ora para outra, entender bem as causas nos ajudarão a achar a solução;

É muito impotante entender as causas para tomar decisões corretas.

PROVERBIOS 24: 3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;

II- VOCE PRECISA TER CONSCIÊNCIA DE SUAS LIMITAÇÕES

MARCOS 5: 22 Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés.

Irmãos o que Jairo mostra é que ele entendia suas limitações e quando era necessário pedir ajuda.

Jairo era um dos principais da Sinagoga, um homem com uma boa posição social, uma boa posição espirtual, já que uma liderança da sinagoga, com certeza desde o momento em que sua filha ficou doente ele aglutinou para perto de si os melhores doutores do tempo, os mais conceituados líderes espirtuais para ministraem sobre ela, mas a situação so piorou.

Então Jairo percebe que o que ele podia fazer era insuficiente para resolvero os problemas e escuta que há um Jesus, um profeta fazendo milagres e vai até ELE, percebendo que necessitava de uma ação sobrenatural sobre o problema e não demorou em se movimentar até onde estava Jesus.

Amados as vezes a gente sogre porque não consegue entender a nossa limitação, a nossa impot~encia sobre diversas situações, que tem que ser combatidas de forma sobrenatural e demora para ir até Jesus receber dele a direção.

Um bom exemplo de quem reconehcia suas limitações era Barzilai, Davi queria que ele o acompanhasse por uma divida de gratidão, pois Barzilai, quando Absalão, filho de Davi se rebelou, sustentou Davi nas proximidades de Maanaim com provisões, Davi agora queria ajuda-lote-lo como conselheiro, mas veja a resposta de Barzilai

II SAMUEL 19: 32-37-  E era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha provido o rei de víveres enquanto este se demorara em Maanaim, pois era homem muito rico.

33 Disse, pois, o rei a Barzilai: Passa tu comigo e eu te sustentarei em Jerusalém, em minha companhia.

34 Barzilai, porém, respondeu ao rei: Quantos anos viverei ainda, para que suba com o rei a Jerusalém.

35 Oitenta anos tenho hoje; poderei eu discernir entre o bom e o mau? poderá o teu servo perceber sabor no que comer e beber? poderei eu mais ouvir a voz dos cantores e das cantoras? e por que será o teu servo ainda pesado ao rei meu senhor?

36 O teu servo passará com o rei até um pouco além do Jordão. Por que me daria o rei tal recompensa?

37 Deixa voltar o teu servo, para que eu morra na minha cidade, junto à sepultura de meu pai e de minha mãe. Mas eis aí o teu servo Quimã; passe ele com o rei meu senhor, e faze-lhe o que for do teu agrado.
:

Tem gente que acha que sua sabedoria e suficiente para resolver o problema, sua condição financeira, sua estrutura emocional e suficiente e demorarm a perceber que a nossa luta maior não ~e na força da carne, mas espiritual e demoram de ir até Jesus.

Irmãos muitos de nosso problemas não se resolvem de forma natural, por isso não perca tempo de colocar estas coisas nas maos de Jsus


III- VOCE PRECISA DE UMA ATITUDE CONVINCENTE DE FÉ

MARCOS 5:23-23 e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.

Depois que Jairo percebeu a gravidade da situação, e sua impotencia em resolve-la, fez algo fundamental, para a sua benção, tomou a decisão de ir até Jesus buscar ajuda.

Jairo não sabia se seria recebido pois era parte de um grupo que azia oposição a Jesus, mas mesmo assim decidiu ir até Jesus e diz a Palavra “rogar com instância = insistentemente, com urgência”.

Irmãos para superarmos estes momentos de lutas, dificis precisamos como Jairo de rapidamente nos prostar aos pés de Jesus, de  interceder por esta situação e clamar pela misericórdia de Jesus , temos que ser decididos no que queremos e agir.

Pois o SENHOR honra aqueles que o honram

I SAMUEL 2: 30 Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.

O centurião de cafarnaum honrou a Jesus com sua fé e foi exaltado.

MATEUS 8: 5-8,10- Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo:

6 Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.

7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei.

8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.
10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.

Jairo como principal teria muitos servos que ele poderia enviar, mas ele decidiu ir pessoalmente, irmãos quantos hoje buscam ajuda nos outros de fora, mas não assumem a sua posição de resolver as situações, somos nós que decidimanete temos que estar a frente da resolução da situação.

IV – É PRECISO SER DETERMINADO NAQUILO QUE SE BUSCA, NÃO SE CONFORMAR
O que é ser determinado?
É o ato de permanecer firme num objetivo, persistir até alcançar o que se deseja, mesmo diante de todas as dificuldades que se apresenta.
Foi com esse espirito que Jairo saiu de sua casa em busca de Jesus, veja que quando ele chegou aonde Jesus estava, diz a Palavra que ele estava envolto em uma grande multidão.
MARCOS 5: 21 Tendo Jesus passado de novo no barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava à beira do mar.
Quando a Bíblia fala de multidão, fala de muita gente mesmo.
Mas Jairo não se intimidou com a multidão, conseguiu passar ela multidão e chegar até Jesus e falar com ELE,  determinado a levar Jesus para sua casa. Determinado a obter a resposta que precisava e além de se prostar suplicava
Jairo era tão detrminado que no momento em que se dirgia para sua casa, trouxeram a noticia que sua filha havia morrido

MARCOS 5: 35 Enquanto ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?

Jairo porém estava determinado a crer no milagre, não chorou, não se intimidou, seguiu o que Jesus lhe havia dito.

MARCOS 5: 36 O que percebendo Jesus, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.

Veja que a ninguém sem fé e dterminação deixou entrar n quarto da menina, mas Jairo lá estava

LUCAS 8: 51 Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina.

Irmãos a situação só vai mudar se tivermos determinação, para buscar a cura, o 
CONSERTO, A RESTITUIÇÃO DAQUILO QUE NOS FAZ SOFRER.

CONCLUSÃO

Irmãos precisamos ser como Jairo em nossa vida:

a)    Tendo discernimento, conciencia do que está acontecendo;

b)   Tendo a clara visão das nossas limitações para resolver algumas situações;

c)    É preciso uma atitude fé convincente;

d)   É preciso determinação para mudar a situação.



0 comentários:

Postar um comentário