quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-             INTRODUÇÃO

MATEUS 9:32-35-32 Enquanto esses se retiravam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado.
33 E, expulso o demônio, falou o mudo e as multidões se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.
35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

Irmãos eu quero usar este texto, para mostrar a cada um de nós a necessidade de vivermos uma vida, guiada pelo Espirito Santo de Deus, para evitar tantas situações que acreditamos, investimos, alimentamos, mas nos causam derrotas e frustrações, por não procederem de Deus e sim serem ardis do inimigo das nossas vidas.

O SENHOR nos deixou uma linda lista de capacitações do Espirito, de dons do Espirito Santo a disposição de cada um de nós, para que pudéssemos andar no Espirito e ser mais eficientes em tudo o que fizermos. Temos vários dons como se vê em

I CORINTIOS 12:8-11-8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

Paulo mostra que cada um destes dons serve para edificar a nós mesmos, a igreja do SENHOR e as pessoas a nosso redor, até mesmo os incrédulos.

O dom de línguas estranhas edifica aquele que o tem

I CORINTIOS 14:4-4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

Os demais dons edificam a igreja o corpo de Cristo

I CORINTIOS 14:12-12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.

O apóstolo Paulo conhecido como o apóstolo dos gentios, mostrava que seu desejo era que os crentes falassem em línguas, mas especialmente que eles profetizassem, porque isso atingiria, edificaria até mesmo os não crentes

I CORINTIOS 14;4-5-4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação.

O apóstolo Paulo mostrava que quando há profecia, aqueles que estão na igreja, mas ainda não são adeptos da fé, são edificados, pois no meio da congregação recebem a Palavra profética.

Portanto os dons servem para a edificação de todos e principalmente da igreja, devem ser buscados, vividos no meio da igreja, para que a igreja cresça e aja na dimensão que o SENHOR deseja, para cada um de nós obtenha excelentes resultados em todas as áreas de nossa vida e viva uma vida abundante, veja o que Paulo fala aos Efésios.

EFÉSIOS 4:16-16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

Os dons são tão importantes, que quando os alcançamos temos que levar outras pessoas a receberem isso em sua vida, por isso somos chamados de despenseiros destes dons. Paulo e Pedro mostram isso

I CORINTIOS 4: 1 Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
I PEDRO 4: 10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Veja que como líderes temos que levar a família de Deus a receber estes dons espirituais, como aqueles que guardam a despensa, temos que alimentar a igreja com os dons espirituais a igreja, para sermos cada vez mais eficientes na obra do SENHOR, não dá para viver toda a dimensão do evangelho sem a presença dos dons espirituais em nossa vida.

Mas quero te chamar a atenção para uma coisa, dentre os dons citados um especialmente demonstra todo o zelo de Deus para com sua igreja, pois nos adverte sobre: os enganos, as fraudes que enfrentaremos, nos adverte sobre as armadilhas que rondam o povo de Deus, o mau uso dos dons espirituais e principalmente sobre a ousadia do diabo em relação a igreja, este dom é o de discernimento de Espíritos.

I CORINTIOS 12: 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.

O porquê da importância deste dom?

II – PORQUE TODO SER HUMANO SOZINHO É VULNERÁVEL AOS ATAQUES DO INIMIGO

Todos nós herdamos de Adão a vulnerabilidade de nossa mente, do nosso espirito as ações do inimigo, iniciou com Adão e isto nos alcançou por herança, nenhuma pessoa por mais boa e bem intencionada que seja, está livre desses ataques, dessas insinuações.
Nem mesmo a igreja que tem que ser um lugar consagrado ao SENHOR, um lugar de santidade, está livre da presença e tentativa de ação do inimigo.
Quer ver alguns exemplos?

JESUS

Jesus homem consagrado, estava num momento de grande consagração, em jejum no deserto, e o que acontece lá, o inimigo vai até aquele lugar para tenta-lo. Nem mesmo um homem consagrado como Jesus, num lugar de consagração total, estava livre do ataque do inimigo. (MATEUS 4:1-11)

HOMENS E MULHERES ESPIRITUAIS, NÃO ESTAO LIVRES DISSO

Pedro foi o primeiro a reconhecer que Jesus Cristo era o messias, e Jesus disse que isso só foi possível porque Pedro foi capacitado pelo Espirito, por isso entendeu a revelação.

MATEUS 16: 15-17 - 15 Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?
16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Porém na continuação da conversa Pedro foi usado pelo inimigo facilmente ao repreender a Jesus

MATEUS 16:22-23-22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.

Você percebe que nenhum de nós está livre dos ardis do diabo, por isso este dom de discernimento espiritual, nos ajuda a julgar na profundidade, a essência de tudo o que acontece.

III-ESSE DOM É IMPORTANTE PORQUE COM BASE NO QUE IDENTIFICAMOS TOMAMOS DECISOES

Podemos e devemos viver no meio do sobrenatural de Deus, a Palavra de Deus nos exorta a buscar os melhores dons, a sermos instrumentos de ministrar aos irmãos os dons, mas nos adverte também a julgar, ter o discernimento de identificar o que é real e o que é armadilha.

Irmão vivemos a tomar decisões em todas as áreas de nossa vida, material, espiritual, familiar, profissional etc. Julgar cada uma dessas decisões corretamente e fundamental para termos resultados esperados, porém como vimos o inimigo que tem como objetivo matar, roubar e destruir, vive tentando influenciar a nossa mente e com isso nos levar a decisões erradas.

Escolhemos o tempo todo na vida cotidiana: o que estudar? no que trabalhar? com quem casar? que igreja frequentar? que negócio montar? com que sócio trabalhar? enfim tantas coisas.

Escolhemos o tempo todo na vida espiritual: que igreja me engajar? Pôr em prática os ensinamentos que recebo? Quem vai ser o meu líder espiritual para compartilhar as minhas necessidades e anseios? Quais os aprendizados que recebo?

Quantas vezes escolhemos pela aparência, pelo que agrada aos meus sentidos, ela elegância de quem ensina, mas nos frustramos com o resultado?

Por isso a necessidade de viver cheios do Espirito Santo de Deus, que tudo nos ensina e revela, cheios do Espirito, com o dom de discernimento de Espíritos, somos capacitados com o poder e a sabedoria de Deus, entendendo o que é verdadeiro e o falso, o que é maligno e o que é do Espirito, a partir daí as decisões que tomamos nos levam a vitória.

Muitas derrotas advêm de decisões tomadas por uma análise errada, não podemos viver desta maneira, pois não tomamos decisão espiritual

O SENHOR mostrou ao seu povo que tudo era uma questão de decisões corretas, espirituais, ao caminhar para a terra prometida

DEUTERONOMIO 30: 14-5 Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

15 Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.

 IV- MUITA GENTE NÃO CRÊ MAS HÁ MUITO DEMONIO AGINDO ATRAVÉS DE ATITUDES QUE PARECEM COMUNS

No texto que lemos como introdução, Jesus havia curado dois cegos que o seguiram até a Casa de Pedro, clamando por sua misericórdia, logo em seguida, não se sabe quanto tempo depois, Jesus continuou sua peregrinação para levar a mensagem do Evangelho.
Diz a Palavra que ele retirou-se de onde estava, possivelmente a casa de Pedro, pois o versículo anterior fala que ele chegou em casa.

MATEUS 9:28- 28 E, tendo ele entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Credes que eu posso fazer isto? Responderam-lhe eles: Sim, Senhor.

Todos nós já ouvimos várias pregações que nos mostram que quando estava na região de Cafarnaum, o lugar de seu descanso, de seu quartel general era a cada de Pedro.

O texto não fala qual era o lugar em que Jesus estava, mas mostra QUE ELE HAVIA SAÍDO Da Casa de Pedro, quando lhe trouxeram mudo, esperando que Jesus o curasse.
Nesta pequena passagem percebemos precisos ensinos espirituais

MATEUS 9:32- 32 Enquanto esses se retiravam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado.

Veja q que trouxeram até Jesus um homem mudo, com certeza porque tinham ouvido que Jesus curava, mas perceba que esta mudez era fruto de uma possessão demoníaca na vida daquele homem.

A mudez era uma doença comum naquele tempo, como é hoje, muitos que trataram com aquele homem, nunca imaginaram que havia ali um espirito maligno, que o levava aquela condição.

Assim é ainda hoje, por falta de uma visão espiritual mais apurada, estamos tratando as situações, sem atingir a verdadeira causa.

Sem querer ver o diabo atrás de tudo, quero dizer que também não podemos ignorar que ele age disfarçadamente através de situações, para nos ludibriar e impedir a libertação, a cura, a vida abundante que nos está prometida.

O diabo muitas vezes está aonde achamos que ele não está:

O diabo é astuto e sabe que uma das maneiras de prender o homem é através do raciocínio e o diabo começa a trabalhar com jovens e adultos para desviar o seu raciocínio de estar cativo em Cristo, como a Palavra nos manda estar.

II CORINTIOS 10: 4-5 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;
5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;
Colossenses 2:8 -8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Os jovens com o pensamento moderno de que nada é proibido, que a religião e a igreja são uma coisa velha, ultrapassada.

Já os adultos com novas interpretações, revelações, novas filosofias de vida, etc.
O diabo está também atrás das emoções erradas que vivemos, nossas emoções podem estar sob orientação do maligno, veja o que diz:

EFESIOS 4:26-27-26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;
27 nem deis lugar ao Diabo.

As pessoas fazem coisas erradas por causa da raiva; por isso Paulo diz que podemos ficar com raiva, mas não devemos dar oportunidade ao demônio.

Com frequência o maligno vai usar as nossas emoções para nos atacar e nos induzir ao erro, nos afastar da benção, da solução.

Precisamos entregar nossas emoções ao poder do Espírito Santo.

Nós já vimos que o demônio age em todos os lugares, e ataca todas as pessoas, inclusive dentro da igreja, precisamos estar atentos para não cair em suas orientações.

Precisamos identificar quem fala aos nossos ouvidos, o que nos está sendo proposto, quais os conselhos e ensinos que estamos recebendo, as vezes sem proferirem uma só palavra contra Deus ou contra os ministros do Senhor, são enganos.

Uma situação experimentada por Pedro que aceitava uma sugestão de Satanás

MATEUS 16: 21-23 -  Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
23 Eles, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.

Isto pode acontecer e acontece na vida do crente, levando-o a tomar decisões incorretas espiritualmente falando, porque não percebem que são insinuações contrarias a Palavra de Deus, escolha errada.

Exemplos:

Levar a cada um de nós não remir o tempo e usar seu tempo de maneira desproporcional de modo que cada vez mais se afaste da comunhão com Deus, da oração, da meditação na Palavra.

Um exemplo de onde o diabo pode estar sem que a gente percebe é nas redes sócias, quando trocamos o tempo de comunhão com Deus para gerenciar as nossas redes sociais.
Na pornografia e sensualidade desenfreada, que muitos cristãos estão fazendo uso, achando que não a nada de mais nisso e quando percebem estão tão enredados que acabam se afundando cada vez mais.

Porque muitas vezes não percebemos isso?

Porque tem uma visão restrita dos demônios e sua atuação

Um grande entrave para superarmos é a ideia pré-concebida que temos do que sejam demônios e sua atuação.

A gente entende que identificar o ataque do inimigo é fácil, pois ELE é um ser horrendo, com voz rouca, que ameaça o homem

Sabemos que boa parte das vezes é assim, mas será que é sempre assim?

II CORINTIOS 11: 13-15 - Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Por isso sua capacidade de enganar, sem que muitas vezes os crentes percebam, veja a passagem da mulher que seguia Paulo durante as orações

ATOS 16:16-19-16 Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores.
17 Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação.

O que havia de anormal com esta moça declarando isso?


Nada

Mas Paulo identificou um espirito maligno agindo através daquela vida, mas isto aconteceu depois de muitos dias dela repetir o seu ato de segui-lo

ATOS 16:18-19 E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.
19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados.

Ela falava como crente, agia como crente e os discípulos tinham dificuldade de perceber
Como Paulo identificou isso?

Paulo percebeu naquela mulher que aquele discurso era um discurso onde exaltava apenas a figura dos apóstolos, queria inchar o ego deles com elogio, quando toda a glória deveria ser dada para o SENHOR

Precisamos de discernimento espiritual

O discernimento espiritual serve para muito mais do que tomar grandes decisões de acordo com a vontade de Deus.

É uma atividade essencial do dia a dia, pois permite que cristãos comprometidos separem a verdade de Deus do erro e distingam o certo do errado em todas as situações. É também um tipo de habilidade, algo que qualquer pessoa pode desenvolver e aprimorar.

V- QUANDO DECIDIMOS ANDAR NO ESPIRITO, MUITAS CRITICAS SE LEVANTAM, MAS ENTENDA QUE ESTAS CRITICAS PODEM ESTAR VINDO DIRETAMENTE DO INIMIGO,

MATEUS 9:34- 34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.

Jesus discernia o problema, curava e libertava a pessoa e era criticado, queriam desacreditá-lo, pois o intento era impedir que ELE continuasse a obra com sucesso e continuasse derrotando o inimigo.

Neste caso quem criticava Jesus eram os fariseus, partido que tinha muita influência política e não queria perde-la, além de serem muito mais preocupados com a aparência de que com o espirito da lei e fé.

Não era um cuidado teológico, mais uma vontade de interromper a influência que Jesus vinha causando na fé do, indo contra povo de Israel.

Assim é conosco, o SENHOR começa a operar, gerar sinais e maravilhas, mas nesse momento se levantam pessoas para questionar o que está acontecendo, criticando indo contra.

As vezes por desconhecimento e as vezes com segundas intenções de parar o movimento que o Espirito Santo vem fazendo.

ATOS 5: 29-36 -  Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro;
31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados.
32 E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
33 Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los.
34 Mas, levantando-se no sinédrio certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, acatado por todo o povo, mandou que por um pouco saíssem aqueles homens;

35 e prosseguiu: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que estai para fazer a estes homens.
36 Porque, há algum tempo, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; ao qual se ajuntaram uns quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos e reduzidos a nada.
37 Depois dele levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos após si; mas também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.
38 Agora vos digo: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque este conselho ou esta obra, caso seja dos homens, se desfará;
39 mas, se é de Deus, não podereis derrotá-los; para que não sejais, porventura, achados até combatendo contra Deus.

V- NÃO DEIXE DE BUSCAR CADA DIA MAIS A UNÇAO DO ESPIRITO, PORQUE AS PESSOAS NAÕ TE COMPREENDEM OU TE CRITICAM

MATEUS 9:35- 35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. De ensinar

Jesus não ficou tentando justificar as críticas, não ficou preocupado se achavam que ele tinha o poder pela força do inimigo como diziam, continuou fazendo seu trabalho de ensinar o evangelho, e curar os necessitados.

Não permita que as incompreensões, que as críticas te paralisem continue fazendo a obra para o qual você foi chamado, porque a multidões necessitando disso.

MATEUS 9:36- 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.

Conclusão

Irmãos precisamos sair daqui hoje convictos que uma virada, uma conversão deve ser dada na nossa vida espiritual, devemos buscar incessantemente a unção e os dons do Espirito Santo na nossa vida, para que possamos identificar a verdade profunda do que se apresenta e tomar decisões corretas e viver a vida abundante predita por Jesus.

Não podemos mais nos contentar apenas com reuniões, e voltar apara casa e viver do mesmo modo, precisamos ir mais fundo espiritualmente, se envolver mais, é possível no meio de um tempo tão corrido como este, basta organizarmos nosso tempo.

Não se preocupe com quem te crítica, pois aqueles que não querem, acabam tentando desestimular aqueles que querem.

Siga a determinação de Jesus: “ENCHEI-VOS DO ESPIRITO SANTO”

0 comentários:

Postar um comentário