quarta-feira, 18 de outubro de 2017


INTRODUÇÃO:

JOÃO 1:35-39-35 No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos
36 e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!
37 Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas?
39 Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.

João Batista pregava no deserto as pessoas sobre a vida do messias e a necessidade do arrependimento. Junto com ele estavam seus disicpulos.
Quando Jesus se aproxima de João Batista, este diz a dois de seus disicipulos que estavam com ele, que por ali passava “o cordeiro de Deus, o messias”.

Imediatamente aqueles discípulos passaram a seguir a seguir a Jesus, conforme nos mostra

JOÃO 1: 37 Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
Quando Jesus ao olhar para trás e  perceber que estava sendo seguido por eles, lhes fez uma pergunta:

JOÃO 1: 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas?
Essa pergunta é fundamental e faz uma grande diferença para que na caminhada cristã a gente não vive frustrado, desanimado, trsites, ou até mesmo nos enganando a nós mesmos, com uma busca que nada tem a ver com o mais valioso para a nossa vida.
Na Palavra de Deus existe alguns alertas sobre o perigo de nos enganarmos
GALATAS 6:3 - 3 Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
A gente se engana, entre outras coisas, quando:
 A gente acha que sabe demais, a gente pensa ser alguma coisa, mas não é (Galatas 6:3)
Quando a gente fala mais do que faz
TIAGO 1:26-26 Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas
Quando a gente ouve só o que quer e esquece de dar atenção aquilo que precisamos
II TIMÓTEO 4: 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
E principalmente quando buscamos em Jesus com os propóstios errados
Todos nós queremos a satisfação da vida e fazemos de tudo para alcança-la. Assim também na vida espirtual, sabemos que Deus é um Deus abençoador, que vive a abençoar aqueles que o buscam.
HEBREUS 11:6-6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Veja que o texto fala que ele é galardoador (presenteador) daqueles que o buscam.
A gente vêainda a promessa  que bem nenhum faltará aqueles que o buscam

SALMOS 84:11-11 Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.

Por isso a pergunta de Jesus aos disicpulos de João que começaram a segui-lo : “O QUE BUSCAIS”, foi fundamental naquele tempo e é fundamental hoje também.
Será que temos buscado a Jesus com as motivações, com os propósitos corretos?

II- O QUE SE VE HOJE É QUE MUITOS TEM BUSCADO A JESUS APENAS PARA SAIR BEM DA SITUAÇÃO

Um certo homem um dia buscou a Jesus para que ELE intercedesse junto a seu irmãos, para que este repartisse com ele a herança. Ele procurou a Jesus para poder receber algumas posses e dinheiro.

LUCAS 12: 13 Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança.

Veja o que Jesus lhe responde diante desta busca:

LUCAS 12:14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?
15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância;
17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens;
19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Jesus o ensina que aquele que busca apenas tesouros, bens, não procura o melhor.
Quem busca a Jesus só para se dar bem, não agrada a Deus

LUCAS 12: 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

III- ALGUNS BUSCAM A JESUS APENAS PARA SE LIVRAR DE UM  PROBLEMAS
Isto pode ser notado em muitas passagens, mais uma bastante esclarecedora é a do centurião romano, que tinha um criado muito enfermo e foi até Jesus pedir que curase seu criado.
MATEUS 8:5-13-5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo:
6 Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.
7 Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei.
8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.
11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus;
12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
13 Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Jesus o atendeu se moveu para ir até a casa dele, mas na realidade ele disse a Jesus que apenas uma Palavra sua fosse suficiente e disse que não era digno que Jesus entrasse em sua casa.
Ora Jesus estava indo, o que significaria que ele entraria e ali com certeza após curar o servo, falaria com o centurião e sua família, e com certeza iria crescer um pouco mais neste encontro.
Mas sua visão era apenas resolver o problema de cura de seu criado, e portanto deixou de receber algo melhor.
Quem busca apenas resolver os problemas, nunca recebe o melhor.



IV- OUTROS BUSCAM A JESUS APENAS PARA ESTAREM COM ELE

A Palavra de Deus nos ensina a buscar o reino de Deus e sua justiça, e ai sim as coisas que precisamos serão acrescentadas.
Jesus quer que cada um de nós o busquemos apenas com o desejo de andar com ele, de aprender DELE, de ser instrumento em suas mãos, o demais, as necessidades, tudo o mais que precisamos nos será acrescentado. Mais o mais importante é buscá-lo de forma incondicional.
Jesus disse que essa era a melhor parte.
LUCAS 10: 41-42- Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;
42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Os disicipulos de João Batista ao serem questionados o que eles buscavam responderam:
JOÃO 1: 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas?
Queriam estar aonde Jesus estava, tanto que foram e passaram o dia com ELE,
JOÃO 1:39 Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.

Não queriam mais nada bens, conforto, suprimento de suas necessidades, queriam apenas estar com Jesus, porque eu estou falando isso, porque Jesus uma certa vez disse que nem lugar para reclinar sua cabeça ele possuía, ou seja, suas acomodações nas andanças era simples e normalmente emprestadas.

MATEUS 8:20-20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Quem o busca sem condições com certeza busca o melhor.
Conclusão:
De que forma estamos buscando a Jesus?
Pense sobre isso, pois isto com certeza nos livrará de muitas frustrações, desanimo, mas nos garantirá o melhor de Deus.
A Palavra de Deus nos revela que se buscamos a Jesus apenas para viver os bens desta terra somos uma lastima.
I CORINTIOS 15: 19 Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.

Mas quando o buscamos apenas para o servir, sem desejar nada em troca, as coisas nos são acrescentadas.


0 comentários:

Postar um comentário