quarta-feira, 18 de outubro de 2017


I-INTRODUÇÃO

MARCOS 11:12-22-12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome,
13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.
15 Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas;
16 e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio;
17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores.
18 Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina.
19 Ao cair da tarde, saíam da cidade.
20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes.
21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste.
22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus.

No dia seguinte a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, ELE e seus discípulos se dirigem a Betânia. No dia seguinte ao sair de Betânia ainda bem cedo, Jesus tem fome e avista de longe uma figueira frondosa, bonita, com a cara de que haveria ali muitos frutos.

Jesus vai até ela e percebe que não há nenhum fruto, apenas folhas, aparência de ser frutífera, mas era estéril, ELE então por sua Palavra amaldiçoa a figueira.

MARCOS 11:14-14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.

Será que Jesus junto aos seus discípulos, estava irado por não ter fruto na figueira?

Claro que não, Jesus em tudo que faz tem um propósito, e neste momento o seu propósito era treinar, ensinar os seus discípulos, para que quando ELE partisse a fé pudesse ser espalhada corretamente por todos os cantos.

ROMANOS 15:4-4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.

Neste momento Jesus queria ensinar aos seus discípulos a importância e o poder da fé.

II-JESUS ENSINA QUE A FÉ QUE VENCE O MUNDO É AQUELA QUE  TRAZ A CONVICÇAO DO QUE CRE, PARA A REALIDADE DA SUA VIDA

I JOAO 5:4-4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Ao passar pela figueira e amaldiçoa-la Jesus estava mostrando que a fé é muito superior ao mundo natural, é superior as coisas estabelecidas como certas neste mundo.

Como assim?

Simples o pensamento natural não conseguiria entender como uma figueira saudável, podia secar por uma Palavra de fé, já que era frondosa, aparentemente bonita, que mostrava que possuía toda a alimentação e nutrientes necessárias para viver.

Jesus queria mostrar aos seus disicpulos que o que ELE ensinava , não era uma mera religião, mas  era na realidade poder de Deus na vida de quem crê.

ROMANOS 1:16-16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

A salvação aqui não é apenas a salvação para a vida eterna, mas a salvação, a saída para todos os enfrentamentos que temos, é cura, preservação, provisão.

Jesus sabia que em breve iria ser crucificado e que os discípulos ficariam sem sua presença visivel e necessitariam  portanto na hora do enfrentamento uma fé firme, e mostrou-lhes como fazer .

ROMANOS 10:10-10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

A forma correta era crer e agir de acordo com aquilo em que criam.

Jesus agia de acordo com a Palavra de Deus, a Palavra de Deus diz que tudo é possível ao que crê, que a nossa oração de fé tem poder, e a oração de fé é entre outras coisas é orar e crer que o que pedimos foi recebido, as coisas aconteceriam.

Abraão agiu assim:

ROMANOS 4:17-21-17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.
18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;
20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus,
21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.

Se a fé que vivemos não traz convicção para o nosso espírito acerca daquilo que professamos, não haverá nenhum benefício realmente duradouro a desfrutar.
A fé que realiza é aquela que crê que recebeu, mesmo antes de receber e vive assim.

MARCOS 11:24-24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

III- JESUS ENCORAJA OS DISCIPULOS A MANIFESTAR ESSA FÉ

Veja que ao verem a figueira murcha no dia seguinte estes homens de Deus, que estavam com ele, tinham largado tudo para segui-lo, se espantaram, a ponto de Pedro dizer a Jesus, que a figueira que ELE amaldiçoou tinha secado, eles ainda não tinham a dimensão desta fé, tanto que Jesus lhes dá uma ordem.

MARCOS 11:22-21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste.
22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus.

Jesus estava mostrando a Eles e a nós que todos que aceitaram a Jesus como SENHOR da sua vida, tem fé para vencer.

MARCOS 11:23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.

Veja que ELE diz que qualquer um que disser a este monte, ou seja, todos os cristãos devem manifestar essa fé.

Não apenas líderes, não apenas os mais antigos na fé, mas todos, basta apenas falar aquilo que você crê, que a Palavra nos ensina ser benção, que os montes vão se mexer.
A fé que Jesus quer que nós tenhamos é aquela que não precisa ir até a figueira depois de ministrado  que ela secaria, pois tinha certeza que ela secaria, já que Jesus disse em

Marcos 11:24 diz que:” tudo o que pedirdes em oração, crede que recebeste e assim será convosco”

Nós precisamos mais que crer, mas agir de acordo com o que cremos, veja que Jesus nem se importou em passar pela figueira e ir conferir se ela tinha secado, ele tinha certeza que a oração que fez, a Palavra ministrada ia se cumprir.

Irmaos muitas vezes dizemos que cremos naquilo sobre o que estamos orando mais no coração há duvida, nas palavras que falamos há duvida, e a dúvida é a oposição a Palavra de Deus  e se nos opomos a Palavra de Deus ela não opera em nós.

Por isso muitos cristãos oram e não veem a resposta de suas orações!

Mas quando você tem fé, seu coração cre e age mediante esta fé as coisas acontecem, vejam a passagem do paralitico de Listra.

ATOS 14:6-10- 6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha;
7 e ali pregavam o evangelho.
8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado.
9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,
10 disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava.

Este homem foi curado pela sua fé: “9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,”

IV- VOCÊ FOI CHAMADO E CAPACITADO PARA VENCER

Como já mostramos anteriormente Deus te deu a fé para vencer. A Palavra nos diz que somos mais que vencedores em Cristo Jesus, tua fé vai habilitar o poder de Deus sobre aquela situação que você enfrenta.

Muitos querem nos desanimar e mostram que algumas pessoas não receberam pela fé aquilo que desejavam, porém se há algo que Deus quer que você passe contrário ao que você tem clamado, ELE mesmo vai te falar e temos que entender que o plano DELE sempre é o melhor.

Foi o caso de Paulo que orou três vezes para ser liberto de um espinho na carne, mas o SENHOR lhes disse que não faria

II CORINTIOS 12:7-10-7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;
8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;
9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.

A intenção era que Paulo não se vangloriasse e passasse a viver em total dependência de Deus, o que não é uma derrota, mas algo compensador ver a mão de Deus suprindo diariamente as nossas deficiências.

Porém se o SENHOR não mostra um caminho diferente, devemos continuar crendo que o que pedimos se realizou.

Você enfrenta uma doença, creia que Deus quer te curar

SALMOS 91:10-10 nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Você ainda não viu seus projetos vingarem, serem bênçãos continue lutando pois a promessa é que nós floresceremos, cresceremos

SALMOS 92:10-12 Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano

Tem alguns que pensam que já encontraram a Jesus quando eram adiantados em dias e acham ela não é para eles esta mensagem, veja:

SALMOS 92:14-14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes,

Talvez você esteja sendo vítima do ataque constante do diabo, entenda que pela sua fé você vai mudar esta história, basta declarar sua fé, diante destas situações

EFÉSIOS 6: 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

A promessa de Deus tem o de acordo de Jesus, então aceite isso

II CORINTIOS 1: 20 Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.

V- NÃO ATENTE PARA O QUE SE VE

Os discípulos olharam para a figueira quando Jesus a amaldiçoou e ela era forte, bem nutrida, bonita e pensaram como uma árvore como esta poderá secar?

Muitas das derrotas em nossa vida se dão porque olham para às coisas e estas parecem imutáveis, mas tudo o que vemos ao nosso redor são passíveis de mudanças, elas não são permanentes.

Há única coisa permanente e a Palavra de Deus

MATEUS 24:35-35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.
I PEDRO 1:25-25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada.

Por mais difícil que seja o desafio, declare a Palavra de Deus sobre ele, pois o SENHOR nos ensina que esta fé, declarado, debaixo da Palavra de Deus, permanece, não volta vazia’

ISAIAS 55: 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Nunca se esqueça que a fé e a certeza das coisas que não se veem, não seja como Tomé
.
JOÃO 20:25-25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.

O que aconteceu? Jesus apareceu e qual foi a reação de Tomé? Depois de ver reconheceu que era o Jesus ressurreto

JOÃO 20:28-28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!

Qual foi a reação de Jesus? Criticou por so acreditar pelos sentidos físicos

JOÃO 20:29-29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Conclusão:

Lembre-se sempre de uma coisa a fé que temos é realizadora, vencedora, precisamos crer e viver isso.

Quando não agimos de acordo com a nossa fé, estamos mostrando a Deus incredulidade, dúvida.

Mude seus pensamentos, mude o seu falar. Mude a maneira que você enxerga a fé e viva a benção que Deus preparou para você.

Lembra dos espias que foram até a terra prometida. Muitos homens de Deus não entraram na terra prometida, o que os impedia?

Foram os gigantes muitos pensam?

Claro que não foi a dúvida, a incredulidade que Deus havia lhes dado a terra.


Algumas de nossas derrotas se devem a nós mesmos nós mesmos os nossos pensamentos a nossa maneira de crer.

0 comentários:

Postar um comentário