quarta-feira, 18 de outubro de 2017

  I-INTRODUÇÃO

EFÉSIOS 6:10-18-10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,

16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

Paulo estava ensinando a igreja de Efeso a como vencer as batalhas da vida, e ser vitoriosos contra o ataque do mal sobre a sua vida.

O apóstolo mostra que essa vitória só é possível quando nos fortalecemos em Deus, e adotamos o uso de armas espirituais, o que já ouvimos em muitas pregações, mas que muitas vezes não compreendemos o seu real significado na vida cotidiana.

Esse entendimento é importante, porque se não soubermos identificar as armas espitiuais adequadas, corremos risco de perder as batalhas.

Veja que Paulo ensina a importância da armadura, de cada parte desta armadura, porém houve uma época em que alguém disse a Davi, que ele precisava da armadura e o vestiu com uma armadura, porém que se transformou em um grande problema.

I SAMUEL 17: 38-39- 38 E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.
39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.

Veja como é importante vestir a armadura certa, a armadura que Saul colocou em Davi era uma boa armadura, era uma resistente armadura, pois era a armadura real, porém não era a armadura certa para Davi e poderia impedi-lo de conquistar a vitória diante de Golias.

Paulo estava ensinando que por mais nobre, por mais resistente que seja, por mais bonita que seja a armadura real, ela não pode trazer a vitória, a única armadura que pode nos capacitar é a armadura de Deus.

EFESIOS 6: 13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

Esta armadura ela é vestida com atitudes, é arma poderosa quando tomamos posições espirituais , as quais veremos agora.

1.UMA VIDA ESPIRITUAL CORRETA É FIRMADA NA VERDADE

EFÉSIOS 6:14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

O que é a verdade?

Este é o questionamento que rodeia a cabeça das pessoas há muito tempo, Jesus em sua acusação foi questionado por Pilatos, sobre o que era a verdade.

JOÃO 18: 37 Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

Normalmente as pessoas mudam a verdade dos fatos por conveniência do momento, apesar de parecer meio duro o que falamos, é só perguntar ao nosso coração, quantas vezes as nossas verdades se tornaram mentiras. E quantas vezes nossas mentiras se tornaram verdade.

Jesus mostra a Pilatos com seu silencio que a verdade estava ali na sua frente, a verdade é Jesus

Nossa armadura contra o dia mau, se inicia quando vivemos  uma vida baseada na verdade.

A verdade é muito importante, pois há consequências graves de estar erradoem todas as áreas de nossa vida: se erramos uma dosagem de um remédio podemos matar a vitima, se aplicamos erradamente o nosso dinheiro perdemos muitos bens, se pegamos uma meio de transporte errado nos atrasamos e não chegamos aonde devemos ir.

Irmãos quantos professam a fé em Jesus, mas não estão cingidos da verdade?
Não obedecem a verdade, os ensinamentos de Jesus? (perdoar, amar, obedecer, etc)

Senão seguimos  a verdade, estamos seguindo a mentira, e o Diabo é o pai da mentira, só vencemos o inimigo pela verdade, a mentira é a matéria prima da derrota, assim como a verdade é a matéria prima da vitória

JOÃO8: 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Quantas mentiras expressamos cotidianamente: na igreja, no trabalho, na vida familiar, talvez seja por isso que não tenhamos obtido nossas vitorias.

É melhor uma verdade que doa em nós ou a quem é dirigida, que uma mentira

APOCALIPSE 22: 15 diz: fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
2. UMA VIDA ESPIRITUAL CORRETA É AQUELA QUE VIVE NA PRATICA DA JUSTIÇA

EFÉSIOS 6:14- 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

Viver uma vida de justiça não é apenas viver sabendo que foi justificado pelo sacrifício da Cruz, mas aquele que vive na prática da justiça, que é a  vontade de Deus expressa pela Bíblia.

Enquanto estivermos cumprindo a vontade do Senhor, o inimigo não poderá nos tocar, pois estaremos protegidos pela couraça da sua justiça.

Temos que viver o que a vontade de Deus nos orienta e não mais pela nossa vontade, mas quantos cristãos hoje só fazem o que tem vontade de fazer?

3.UMA VIDA ESPIRITUAL CORRETA É AQUELA QUE TEM UM PROPOSITO ESPIRITUAL

EFESIOS 6:15- 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,

Pés falam sobre nossa trajetória nesta vida, nossos passos dados em direção ao nosso destino.

Sermos cristãos significa termos um propósito de vida pré-estabelecido, ou seja estamos aqui para servir, para espalhar a mensagem de Jesus, para dar bons frutos

Se desejamos ser vitoriosos sobre o mal, não podemos perder o foco e nem a paixão por nosso chamado.

Fomos chamados para ganhar almas e fazermos discípulos, e é isto que nos fara felizes, vencedores e completos.

Crentes vitoriosos não se distraem com coisas desta vida, mas prosseguem firmes para o alvo que é Cristo e para a missão de implantarmos seu Reino na Terra.

4. VIDA ESPIRITUAL CORRETA MANTEM A FÉ

EFESIOS 6:16- 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Tomar o escudo da fé é estar sempre certos que por mais que as noticias náo sejam boas, por mais que estejamos sendo atacados, nossa fé serve de escudo contra todas estas coisas e ele permanece levantado para nos proteger.

A minha dimensão de fé permanece a mesma de quando tudo vai bem, não abaixamos as guardas com as más noticias, não damos valor a elas, mas permanecemos firmes no que esta prometido, que é:

HABACUQUE 3: 17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
19 O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos. (Ao regente de música. Para instrumentos de cordas.)

É entender que jamais seremos envergonhados

5. A VIDA ESPIRITUAL CORRETA PROTEGE SUA MENTE

EFÉSIOS 6: 17 Tomai também o capacete da salvação,

Capacete para proteger a mente, a mente é onde mais o inimigo trabalha e é onde muitos estão perdendo as batalhas, até mesmo antes delas começarem.

Não teêm convicção do que a salvação lhes garante, são plantadas em nossa mente, quando não a protegemos, a desconfiança sobre o momento que enfrentamos, que nos leva ao desanimo e a paralisação e ai o problema aumenta e não temos força para lutar.

Se você não mantiver os pensamentos corretamente alinhados a quem você é no reino espiritual, você estará decretando sua derrota

PROVERBIOS 23:7- 7 Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.

Em outra tradução diz: “O que o homem pensar em seu coração, assim ele será”
Muitos não conseguem viver uma vida vitoriosa, por não terem um conceito correto de si mesmos.

Há pessoas que se acham feias, incapazes, sem valor, e derrotadas.

Como pessoas assim poderão obter êxito ou atrair outras pessoas?

Precisamos pensar de nós mesmos, o que Jesus pensa a nosso respeito: que somos seus filhos amados, que somos príncipes, herdeiros e co-herdeiros com Ele e mais do que vencedores em todas as coisas por meio do seu amor.

6. A VIDA ESPIRITUAL CORRETA É AQUELA QUE NÃO PARA NEM RETROCEDE ELA SO AVANÇA

EFÉSIOS 6: 17 Tomai também  a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Aqui pela primeira vez neste texto se cita uma arma de ataque, mostrando que mesmo em meio as lutas, naqueles momentos de confronto, temor, de incerteza e angústia comuns a quaisquer crises, a tendência natural é o temor, e a consequente vontade de parar e recuar, maso SENHOR nos deixou uma arma de ataque, a espada, que é para que entendamos que mesmo nesta hora  não devemos parar e sim avançar.

Não é o que a espada do Espirito nos ensina:

Amar aquilo que já não é tão amável;

Perdoar aqueles que fizeram mal a nós;

Semear com fé para colhermos;

Ir e fazer discípulos e tantas outras ordens de se movimentar.

A gente sonha e tudo é lindo no sonho, mas os sonhos só se realizam com atitudes, que nada mais são do que colocar a Palavra de Deus em ação.

Irmão no meio da crise não pare, pelo contrário avance mais: ore mais, estude mais a Palavra, trabalhe mais para o reino, oferte mais para a obra,avance você foi chamado para vencer.

Conclusão

É preciso a armadura;

Mas não qualquer armadura, mas sim a de Deus;

Ela é vestida com atitudes,

Então meu irmão comece a ter estas atitudes

VERDADE;
JUSTIÇA;
PROPÓSITO;
FÉ EM TODO TEMPO;
PROTEÇÃO DA MENTE,
AVANCA SEMPRE


0 comentários:

Postar um comentário