sexta-feira, 29 de dezembro de 2017



I-             INTRODUÇÃO


II REIS 4:1-7-Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos.  

Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. 

Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. 

Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. 

Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.” 



A Passagem de II REIS 4, que trata da dificuldade encontrada por uma viúva, na região de Sarepta, nos traz à tona, muitas verdades atuais e muitos ensinamentos maravilhosos sobre a bondade e o poder de Deus, na vida daqueles que depositam sua fé NELE.



II – VOCE PODE NÃO SABER COMO RESOLVER SUA SITUAÇÃO, MAS O SENHOR SABE

Veja que a mulher que procurou a Eliseu, era esposa de um dos homens que era preparado na escola de profetas, mas mesmo sendo um servo de Deus, a situação de sua casa era de muita provação, uma situação difícil de pobreza, a ponto deste homem se endividar com empréstimos, a ponto de que após a sua morte, os credores bateram à porta, para levar seus filhos como servos até que a dívida fosse paga, que era de no mínimo sete anos.

A mulher então vai até o profeta Eliseu e lhe conta a situação.


II REIS 4:1-1 Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.

Ao escutar isso Eliseu demonstra que não sabia o que fazer, para sanar este problema.



II REIS 4:2-2 Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.


Não é assim que acontece conosco, nos encontramos diante de um momento de dificuldade nosso, ou de uma pessoa que nos pede ajuda e olhamos para a nossa condição e não conseguimos saber como fazer para livrar aquela pessoa a sair desta situação, porque e somos limitados em pensamentos, em condições matérias, em sabedoria, assim como Eliseu.


Mas é interessante notar que assim que declarou que não sabia o que fazer, em seguida lhe faz uma pergunta;


II REIS 4:2b- Dize-me o que tens em casa.


Da onde veio a saída de Eliseu, sem dúvida nenhuma enquanto falava com a mulher, Eliseu em Espirito orava a Deus, para obter as respostas que necessitava, haja visto que poucos segundos antes, Ele não sabia o que fazer, agora, tinha uma saída.


Eliseu era homem de oração, em todo tempo orava, aprendera isso com Elias o seu professor, sempre que tinha oportunidade, Eliseu orava a Deus.


Intercedeu para resolver o problema de medo de seu moço


II REIS 6:17“E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”


Orou para seus inimigos ficassem cegos


II REIS 6:18-20“E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.”


Irmãos se queremos não ser derrotados, se queremos saídas para as situações complicadas temos que ter como hábito aquilo que a Palavra de Deus nos ensina.


I TESSALONICENSES 5:17- 17 Orai sem cessar.


Quando Jesus fala em orar sem cessar, ELE sabia que nem sempre poderíamos estar na igreja, que nem sempre estaríamos aptos a estar ajoelhados em algum lugar e orar em voz alta, mas ELE se refere a importância diante de situações para você orar em espirito.


MAS O QUE É ORAR NO ESPIRITO?


Nos textos originais em grego, língua do novo testamento, orar em espírito, significa orar por meio do nosso Espirito em conexão com o Espirito Santo, com a ajuda do Espirito Santo, muitas vezes sem uma palavra expressa com a boca, como o fez Eliseu enquanto falava coma mulher, outras vezes em línguas estranhas, como nos mostra


JUDAS 1:20- 20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,


Nas duas formas é orar segundo a direção do Espirito Santo no nosso espirito.]


I CORINTIOS 14:15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento


Quando oramos assim, aquilo que nossos olhos, nossos sentidos não conseguem entender, compreender, são reveladas


I CORINTIOS 2:9-10- 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.


Ao orar em espirito, Eliseu que não sabia o que fazer, teve a doreção de Deus, isto é claro pois Deus revelou ao seu servo que aquela mulher tinha algo que poderia ser usado em casa, o azeite.


E voce diante das lutas, diate das necessidades do dia-a-dia, tem o costume de estar orando em espirito?


Ponha em prática isso e o SENHOR vai te abrir os olhos para como enfrenta-los e sair vencedor.


III-O MILAGRE NEM SEMPRE SE DÁ DE FORMA SOBRNATURAL


Veja que o profeta recebe oriantação para que a muler possa ir aos seus vizinhos pedir vazilhas emprestadas, talvez a mulher estivesse esperando voz de trovoões, o céu se abir e descer uma luz impressionante trazendo para ELA a provisão, ter sentido em si sensações de extase, mas o SENHOR neste caso fez diferente, utilizou de panelas emprestadas, que deveriam ser conseguidas pela viuva.


Mostrando que Deus responde ao socorro pedido em oração, mas mostra que nós temos a nossa parte para fazer em todas as situações.


Muitos são o exemplo disso na orientação de Deus na sua Palavra.


Veja que ELE orienta a cada um de nós a pedir, se movimentar em oração (nossa parte)


MATEUS 7:7- 8-7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.


Outro caso interessante é o general Naamã que era leproso, e para ser curado teve que banhar-se 7 vezes no Jordão, um rio de águas barrentas.


II REIS 5: 9-10-9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

10 Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.


Veja que há sempre uma parte que nos cabe para o mover de Deus, or isso a necessidade de sermos pessoas que não apenas ficam esperando, mas que façam a sua parte para que o milagre se estabeleça.


Voce já sabe o que tem que fazer na situação que voce se encontra?


Então ore em Espirito, ore para que Deus te revele o seu passo a ser dado.



IV- HÁ DIREÇÃO QUE DEUS TE DÁ TEM QUE SER PROTEGIDA


Veja que o profeta dá duas ordens a viuva, para o milagre acontecesse, a primeira era “ Peça vasilhas emprestadas”, a segunda foi entra tu e teus filhos e feche a porta”. 


II REIS 4:3-4- Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

4 Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.



PORQUE O PROFETA MANDA QUE ELA FECHE AS PORTAS E LA SO FIQUEM OS SEUS FILHOS E ELA?


Por causa da incredulidade das pessoas, que acabam impedindo a manifestação de milagres, atrapalham a pessoa que cre colocando ali duvidas.

Jesus alertava para isso, que muitos milagres não se cumpriram no meio do povo, porque havia uma atmosfera de incredulidade.



Para que o milagre aconteça não basta apenas a presença de Jesus, não basta apenas pedir, não basta ser necessário, é preciso tudo isso e também que haja ali pessoas que creem.



MATEUS 13: 58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

MARCOS 6:5-6- E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.

6 E admirou-se da incredulidade deles. Em seguida percorria as aldeias circunvizinhas, ensinando.


As vezes compartilhamos as promessas de Deus, com pessoas que não entendem, que não possui fé e isto pode também nos influenciar a não persistir em busca da nossa promessa. O mundo hoje é muito materialista, só acredita no que pode ver ou tocar, por isso não experimentam muitas vezes o milagre de Deus.


Por isso compartilhe suas promessas apenas com aqueles que irão compartilhar de sua luta com oração e edificação.


Há muita resistência as maravilhas que Deus quer realizar, porém algumas são por nossa culpa, que nos rodeamos de pessoas sem fé e as deixamos nos influenciar.


V-DEUS TEM O DESEJO DE DERRAMAR SEM MEDIDA


Uma das coisas que o povo de Deus muitas vezes não compreende é que Deus deseja generosamente nos abençoar, sem medida.


Veja que a viúva tinha uma dívida que iria levar os seus dois filhos como escravos, mas na hora de suprir aquela mulher lhe disse para pegar muitas vasilhas, não poucas.


II REIS 4:3- 3 Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.


Isto mostra que o SENHOR quer nos dar muito mais do que a nossa necessidade.


ISAIAS 61:6-8- Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.

7 Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

8 Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno.


A Palavra de Deus fala muito sobre a abundância de Deus sobre a vida daqueles que o servem.


II CORINTIOS 9: 8-10- E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;

9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.

10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.


Creia irmão o SENHOR é generoso e quer que você receba toda a sua generosidade, não se contente apenas com o que você precisa, mas creia que Deus tem muito mais para você, e só iremos receber se tivermos fé e desejarmos mais de Deus e tivermos capacidade para receber, 


II REIS 4: 6 Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.


A viúva não tinha mais condições de receber, não tinha mais vasilha, senão continuaria a receber.

Com você e eu e a mesma coisa, se tivermos fé, se estivermos usando o que recebemos para a nossa benção e para a gloria de Deus ELE vai continuar derramado


CONCLUSÃO


Meu irmão mesmo quando você estiver em um momento em que não sabe como resolver a situação, creia que o teu Deus sabe.

Aprenda a viver orando sem cessar, orando no espirito, para obter a revelação de Deus.

Creia que Deus é generoso e quer te dar muito mais do que você pede ou pensa, enquanto você tiver capacidade de receber você recebera.

Mas proteja sua fé de incredulidade

0 comentários:

Postar um comentário